Proposte

In questo momento la rivista non accetta nessuna proposta.

Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Linee guida per gli autori

Todo material deverá ser enviado ao Comitê Editorial (lemp@historia.ufrj.br) em arquivo compatível com o padrão MS Word para Windows, ou padrão de arquivo OpenDocument (StarOffice, OpenOffice, BrOffice) anexado à mensagem eletrônica.

Os artigos deverão ser inéditos – apenas excepcionalmente será considerada pelo Comitê Editorial a possibilidade de republicação –, redigidos em português ou espanhol, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com tabulação (1,25 cm) no início dos parágrafos, 1,5 entre as linhas e espaçamento 6 entre os parágrafos, total de caracteres entre 30 e 40 mil, com espaços, e página configurada como A4.

Os artigos devem conter:

  • a identificação do(s) autor(es) sob o título e, em nota de rodapé, sua titulação, vinculação institucional e, quando houver, título da(s) publicação(ões) mais recente(s), no limite máximo de três menções;
  • o endereço eletrônico do autor;
  • um resumo de no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras e um abstract em inglês de igual tamanho;
  • três (3) palavras-chaves em português e inglês.
  • quando se tratar de material elaborado sob orientação, o nome e titulação do orientador.
  • indicação da instituição que houver prestado apoio financeiro ou institucional à pesquisa de que tiver resultado o artigo, quando for o caso.

As notas devem ser colocadas no fim do texto.

As menções a obras devem ser feitas no corpo do texto, entre parênteses, no seguinte formato: (SOBRENOME, Ano: Página).

 Ex: (VERÍSSIMO, 1955: 22)

Da bibliografia devem constar apenas as obras efetivamente utilizadas. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em lista no final do artigo e em ordem alfabética por autor, conforme as normas da ABNT, Ex:

Citação de Livros:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Edição. Cidade, Editora, ano, p. ou pp.

Citação de artigos de revistas ou capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. “Título do Artigo” In Título do Periódico em itálico. Cidade, Editora, Ano, Vol., nº, p. ou pp.

O artigo recebido pela revista será examinado primeiramente pelo Comitê Editorial, que verificará o seu enquadramento nas “Normas para publicação”. Caso o resultado do exame seja positivo, o material será remetido a dois pareceristas ad hoc, que poderão, ou não, ser membros do Conselho Editorial. Caso os pareceristas divirjam quanto à conveniência da publicação com base em argumentos relativos à qualidade do material, um terceiro será consultado para desempate.

A análise do material enviado para publicação como artigo verificará se o mesmo:

  • é adequado ao perfil de Militares e Política;
  • está estruturado em torno de uma problemática formulada com clareza;
  • contribui para o avanço da reflexão acadêmico-científica acerca da temática militares-política;
  • está organizado e apresentado de acordo com as normas vigentes no campo acadêmico-científico.
  • está redigido de forma adequada.

Será, sempre, garantido o anonimato de autores e pareceristas. Estes, contudo, poderão autorizar o Comitê Editorial a revelar suas identidades a autores.

Os materiais enquadrados nas demais categorias ficarão sob a responsabilidade executiva do Comitê Editorial, que decidirá sobre a sua adequação ao perfil da revista e a conveniência da publicação, de acordo com o planejamento editorial.

As Resenhas deverão contemplar livros ou artigos de interesse para o campo temático, não necessariamente inéditos, e incluir a apreciação historiográfica da obra, isto é, o seu enquadramento na literatura sobre o tema. Devem ter entre 7 mil e 10 mil caracteres, em Times New Roman 12.

As Notas de pesquisa, Informações sobre fontes, acervos, dissertações e teses defendidas e Anúncios de eventos acadêmico-científicos devem ser apresentados em Times New Roman 12, num máximo de 2,5 mil caracteres.

O Comitê Editorial se reserva o direito de efetuar pequenas alterações formais em qualquer material para adequá-lo ao perfil da revista. A publicação de material de qualquer categoria será feita de acordo com o planejamento editorial.

O envio de material para publicação em Militares e Política significa, implicitamente, que o autor aceita as normas editoriais da revista. A publicação de qualquer material faz reverter para a Militares e Política os direitos autorais sobre os mesmos.

Artigos

Política padrão de seção

Informativa sulla privacy

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.