Em que a Economia de Defesa pode ajudar nas decisões sobre a revitalização da Indústria de Defesa brasileira?

Autores

  • Renato Dagnino

Palavras-chave:

Economia da Defesa, Revitalização da Indústria de Defesa, Spin-off do gasto militar, Relações civis-militares, Política pública, Defense Economics, Spin-off of the military expenditure, Military-civil relations, Public policies

Resumo

A revitalização da Indústria de Defesa vem entrando na agenda da política pública brasileira sem que se disponha de capacitação em Economia da Defesa similar à de países com semelhante potencial tecnológico-produtivo no campo. Este trabalho se desenvolve ao longo das interfaces tecnológico-produtiva e militar-civil mantendo o foco nos estudos sobre o impacto econômico e tecnológico do gasto militar realizados nos países avançados. A partir da análise da forma como eles vêm alterando os seus marcos analítico-conceituais, ao longo das últimas décadas, e produzindo informações e avaliações úteis para a tomada de decisão sobre essas interfaces, a intenção do trabalho é subsidiar o processo de tomada de decisão em curso acerca da revitalização da Indústria de Defesa.

Biografia do Autor

Renato Dagnino

Professor Titular da Universidade de Campinas, Departamento de Política Científi ca e Tecnológica, Grupo de Análise de Políticas de Inovação.

Downloads

Publicado

2008-07-04

Edição

Seção

Artigos e Ensaios