Em que a Economia de Defesa pode ajudar nas decisões sobre a revitalização da Indústria de Defesa brasileira?

Autores

  • Renato Dagnino

Palavras-chave:

Economia da Defesa, Revitalização da Indústria de Defesa, Spin-off do gasto militar, Relações civis-militares, Política pública, Defense Economics, Spin-off of the military expenditure, Military-civil relations, Public policies

Resumo

A revitalização da Indústria de Defesa vem entrando na agenda da política pública brasileira sem que se disponha de capacitação em Economia da Defesa similar à de países com semelhante potencial tecnológico-produtivo no campo. Este trabalho se desenvolve ao longo das interfaces tecnológico-produtiva e militar-civil mantendo o foco nos estudos sobre o impacto econômico e tecnológico do gasto militar realizados nos países avançados. A partir da análise da forma como eles vêm alterando os seus marcos analítico-conceituais, ao longo das últimas décadas, e produzindo informações e avaliações úteis para a tomada de decisão sobre essas interfaces, a intenção do trabalho é subsidiar o processo de tomada de decisão em curso acerca da revitalização da Indústria de Defesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Dagnino

Professor Titular da Universidade de Campinas, Departamento de Política Científi ca e Tecnológica, Grupo de Análise de Políticas de Inovação.

Downloads

Publicado

2008-07-04

Edição

Seção

Artigos e Ensaios