INVESTIMENTO PÚBLICO e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: análise aplicada ao Brasil entre 1950 e 2006, com base em uma perspectiva teórica keynesiana e estruturalista

Autores

  • Cristina Borja Reis UFRJ/ IE

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Investimento Público, Infra-estrutura, Development, Public Investment, Infrastructure

Resumo

Esse artigo investiga as relações entre investimento público e desenvolvimento econômico no Brasil entre 1950 e 2006, a partir de uma abordagem keynesiana e estruturalista. A partir da especificação da perspectiva teórica de desenvolvimento econômico e o papel do investimento público neste processo, examina-se o comportamento do mesmo na economia brasileira dividindo-se o período em duas fases, de acordo com o modelo de atuação do Estado: 1950 a 1979 e de 1980 a 2006. Conclui-se que o grande declínio da formação bruta de capital de origem pública, principalmente das empresas estatais, é uma das causas do baixo crescimento do país desde a década de oitenta. Os mecanismos que explicam esta relação são quatro, dois pelo lado da oferta e dois pelo lado da demanda. Mas não se pode deixar de considerar que, por ser uma variável determinada politicamente, o comportamento do investimento público depende dos grupos de interesse no poder e, em conseqüência, do regime macroeconômico adotado por eles.

Biografia do Autor

Cristina Borja Reis, UFRJ/ IE

Cristina Fróes de Borja Reis possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente aluna de doutorado e assistente de pesquisa do grupo de Economia Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento econômico.

Downloads

Publicado

2008-11-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios