INVESTIMENTO PÚBLICO e DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: análise aplicada ao Brasil entre 1950 e 2006, com base em uma perspectiva teórica keynesiana e estruturalista

Autores

  • Cristina Borja Reis UFRJ/ IE

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Investimento Público, Infra-estrutura, Development, Public Investment, Infrastructure

Resumo

Esse artigo investiga as relações entre investimento público e desenvolvimento econômico no Brasil entre 1950 e 2006, a partir de uma abordagem keynesiana e estruturalista. A partir da especificação da perspectiva teórica de desenvolvimento econômico e o papel do investimento público neste processo, examina-se o comportamento do mesmo na economia brasileira dividindo-se o período em duas fases, de acordo com o modelo de atuação do Estado: 1950 a 1979 e de 1980 a 2006. Conclui-se que o grande declínio da formação bruta de capital de origem pública, principalmente das empresas estatais, é uma das causas do baixo crescimento do país desde a década de oitenta. Os mecanismos que explicam esta relação são quatro, dois pelo lado da oferta e dois pelo lado da demanda. Mas não se pode deixar de considerar que, por ser uma variável determinada politicamente, o comportamento do investimento público depende dos grupos de interesse no poder e, em conseqüência, do regime macroeconômico adotado por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Borja Reis, UFRJ/ IE

Cristina Fróes de Borja Reis possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente aluna de doutorado e assistente de pesquisa do grupo de Economia Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento econômico.

Downloads

Publicado

2008-11-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios