Padrões de cooperação, padrões de inserção: a cooperação técnica agrícola entre Brasil e Venezuela para além da inserção na “sociedade do conhecimento”

Autores

  • Verena Hitner
  • Marla Caramez Carlotto

Palavras-chave:

relação Brasil- Venezuela, sociedade do conhecimento, cooperação técnica.

Resumo

O presente artigo pretende contribuir para a análise dos novos padrões de cooperação técnica que emergiram na América do Sul nos anos 2000, visando construir um novo padrão de integração no contexto de globalização produtiva e tecnológica. Para tanto, o trabalho considera o caso de cooperação agrícola entre Brasil e Venezuela a partir de 2005, liderada pela Embrapa, através da sua recente política de internacionalização. O artigo se divide em três partes. A primeira se volta para a análise do paradigma conceitual da sociedade do conhecimento, procurando enfatizar algumas implicações teóricas e políticas desse modo de entender a inserção econômica no capitalismo global. A segunda analisa em que medida o padrão de cooperação estabelecido recentemente entre esses dois países latino-americanos aponta para um novo padrão de inserção, que denominamos “estratégico”. Por fim, concluímos com um conjunto de questões que, no campo dos estudos de cooperação internacional, se abrem para aqueles que querem entender o real significado da emergência de novos padrões de inserção global em contextos periféricos e suas implicações.

Biografia do Autor

Verena Hitner

Doutoranda no Centro de Estudos do Desenvolvimento da Universidade Central da Venezuela (CENDES-UCV). Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mestre em Integração da América Latina pela mesma Universidade (PROLAM-USP).

Marla Caramez Carlotto

Professora de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), mestre e doutora em sociologia pela mesma universidade (FFLCH-USP).

Downloads

Publicado

2015-05-14

Edição

Seção

Artigos e Ensaios