A POLÍTICA DE INOVAÇÃO DO GOVERNO OBAMA COMO ESTRATÉGIA DE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA E MANUTENÇÃO DA LIDERANÇA INTERNACIONAL

Autores

  • Hermes Moreira Junior

Palavras-chave:

Política Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Competição Internacional

Resumo

A Estratégia Nacional de Inovação de Barack Obama visava reorientar o cenário de inovação do país em setores estratégicos e potencializar o investimento público com vistas a objetivos de desenvolvimento e crescimento econômico dos Estados Unidos, se afastando de uma postura minimalista e passiva do Estado que acabou por gerar um ecossistema de inovação parasitário nas últimas décadas. Compreender a concepção e o desenho de sua Estratégia de Inovação nos ajuda a interpretar os possíveis mecanismos que darão a tônica da competição internacional na economia contemporânea. Será analisada a Estratégia Nacional de Inovação do Governo Obama e as manobras que seu governo buscou viabilizar para constituir um novo ecossistema de inovação em meio a uma economia em crise e uma conjuntura internacional altamente competitiva. Serão foco da análise os setores selecionados pela estratégia de Obama e os desdobramentos de suas políticas para a sedimentação de um caminho de recuperação da capacidade de competitividade da economia norte-americana e de acomodação dos Estados Unidos na disputa pela liderança econômica e estratégica da economia global.

Biografia do Autor

Hermes Moreira Junior

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Relações Internacionais pela UNESP (PPGRI San Tiago Dantas).

Downloads

Publicado

2017-02-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios