A POLÍTICA DE INOVAÇÃO DO GOVERNO OBAMA COMO ESTRATÉGIA DE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA E MANUTENÇÃO DA LIDERANÇA INTERNACIONAL

Autores

  • Hermes Moreira Junior

Palavras-chave:

Política Tecnológica, Sistemas Nacionais de Inovação, Competição Internacional

Resumo

A Estratégia Nacional de Inovação de Barack Obama visava reorientar o cenário de inovação do país em setores estratégicos e potencializar o investimento público com vistas a objetivos de desenvolvimento e crescimento econômico dos Estados Unidos, se afastando de uma postura minimalista e passiva do Estado que acabou por gerar um ecossistema de inovação parasitário nas últimas décadas. Compreender a concepção e o desenho de sua Estratégia de Inovação nos ajuda a interpretar os possíveis mecanismos que darão a tônica da competição internacional na economia contemporânea. Será analisada a Estratégia Nacional de Inovação do Governo Obama e as manobras que seu governo buscou viabilizar para constituir um novo ecossistema de inovação em meio a uma economia em crise e uma conjuntura internacional altamente competitiva. Serão foco da análise os setores selecionados pela estratégia de Obama e os desdobramentos de suas políticas para a sedimentação de um caminho de recuperação da capacidade de competitividade da economia norte-americana e de acomodação dos Estados Unidos na disputa pela liderança econômica e estratégica da economia global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermes Moreira Junior

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados. Doutor em Relações Internacionais pela UNESP (PPGRI San Tiago Dantas).

Downloads

Publicado

2017-02-12

Edição

Seção

Artigos e Ensaios