Brexit, União Européia e a Securitização da Imigração: o papel do Think Tank britânico “Civitas” na construção discursiva do discurso anti-imigração e na campanha “Vote Leave”

Autores

  • Boris Perius Zabolotsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natali Laise Zamboni Hoff Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Brexit, União Europeia, Imigração, Securitização, Think Tanks

Resumo

Este trabalho trata do movimento de securitização da imigração enquanto processo de legitimação da saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Propõe-se, por meio da abordagem multissetorial de segurança da Escola de Copenhague de Buzan (1983), analisar a relação existente entre o processo de securitização da imigração no continente europeu, face à construção da argumentação discursiva e ideacional da Think Tank (TT) britânica “Civitas”. A indagação central da pesquisa visa responder se há uma ligação entre a “Civitas” e os entes favoráveis à saída do Reino Unido da UE. A hipótese preliminar desse estudo considera que a imigração foi tratada como uma questão de segurança societal e econômica por essa TT, no intuito de moldar o debate público, que por sua vez, levou ao Brexit.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Boris Perius Zabolotsky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista Capes.

Natali Laise Zamboni Hoff, Universidade Federal do Paraná

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPG-CP) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É integrante do Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) da Unila e do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI) da UFPR.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos e Ensaios