As relações de trabalho no processo de desenvolvimento da Coreia do Sul: os limites da abordagem desenvolvimentista

Autores

  • Daniel Nogueira Silva
  • Ronaldo Herrlein Junior

Palavras-chave:

Desenvolvimentismo, Relações de Trabalho, Coreia do Sul

Resumo

A análise heterodoxa sobre o desenvolvimento econômico nos países do Leste Asiático oferece importantes contribuições acerca dos elementos que levaram a superação do subdesenvolvimento nesses países. Contudo, o foco central dessas análises é dado principalmente ao Estado, visto como o principal responsável pelo desenvolvimento. A pouca ênfase que é colocada sobre os demais atores sociais, especialmente os trabalhadores e suas organizações, é justificada por dois motivos principais: a autonomia do Estado e a fraqueza da sociedade civil. Diante disso, o artigo analisa esses dois argumentos com base na experiência histórica da Coreia do Sul, apresentando os seus principais fundamentos e limites. Para isso, além de uma breve revisão da literatura desenvolvimentista, também são apresentadas algumas evidências históricas com base na evolução das relações de trabalho nesse país no período que vai do início do século XX até a década de 1980.

Biografia do Autor

Daniel Nogueira Silva

Professor do curso de Economia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutorando pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ronaldo Herrlein Junior

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos e Ensaios