Institucionalismo Radical e o pensamento marxiano: uma análise comparativa de seus paradigmas com base em William Dugger

Autores

  • Daniel Strauss
  • Ricardo Dathein UFRGS

Palavras-chave:

Institucionalismo Radical, Pensamento Marxiano, William Dugger

Resumo

A tradição institucionalista tem em Veblen sua base conceitual: fazer uma ciência social que rompesse com a ideia de que a economia teria tendência ao constante equilíbrio. Os processos e mudanças evolucionárias são a chave metodológica para compreender a ciência. Poder e status, base dos fundamentos para o Institucionalismo Radical (IR), geram a legitimidade da autoridade. Em suma, o Institucionalismo Radical rompe com qualquer proposta de equilíbrio de mercado, em concorrência perfeita, ao mesmo tempo em que se aproxima, para Dugger, do pensamento marxiano em aspectos metodológicos e conceituais. A ideia central de Dugger é que o institucionalismo é irreconciliável com a proposta neoclássica da economia, mas não com as ideias marxianas. Esse trabalho analisa os principais argumentos de Dugger que dão sustentação à proposta de unidade Marxiana-Institucionalista Radical e avalia se os pontos destacados corroboram a ideia dessa conciliação.

Biografia do Autor

Ricardo Dathein, UFRGS

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-12-21

Edição

Seção

Artigos e Ensaios