Parceria estratégica Brasil-Argentina no século XXI: Cooperação bilateral e desdobramentos para a integração sul-Americana (2003-2014)

Autores

Palavras-chave:

Parceria Estratégica, Brasil-Argentina, América do Sul, Integração Regional

Resumo

O artigo analisa a atuação conjunta de Brasil e Argentina, durante os governos Lula-Dilma e os governos Kirchneristas, para impulsionar a integração na América do Sul. Defende-se que a parceria estratégica argentino-brasileira foi o núcleo da integração sulamericana no período analisado, da mesma forma em que a integração regional foi fundamental para o fortalecimento da parceria bilateral. Entretanto, estas (a parceria e a integração) vêm sendo paulatinamente enfraquecidas nos últimos anos com as mudanças de governo nos dois países. O trabalho parte de uma revisão bibliográfica sobre o tema, assim como dos documentos oficiais do período proposto para analisar a agenda integracionista na parceria estratégica bilateral.

Biografia do Autor

Jéssica Maria Grassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Lucas Kerr Oliveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2023-01-18