A evolução da posição do Vietnã na hierarquia da economia-mundo capitalista após as reformas de Doi Moi

Autores

  • Andrei Arthur Fahl Universidade Federal de Santa Catarina
  • Helton Ricardo Ouriques Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (Professor) https://orcid.org/0000-0001-7518-3356
  • Pedro Antonio Vieira Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (Professor) https://orcid.org/0009-0009-6687-832X

Resumo

Nesta pesquisa, analisamos a evolução histórica do Vietnã na economia-mundo capitalista através da lente estrutural da análise de sistemas-mundo. A pesquisa tem o propósito de responder se o crescimento econômico do Vietnã após as reformas nacionais 1980 foi capaz de evoluir sua posição na hierarquia mundial de riqueza. Para realizar essa análise estrutural, utilizamos três métodos distintos: (I) Avaliação sobre a movimentação log do PIB per capita do Vietnã; (II) Comparação entre o coeficiente do PNB per capita do país com a média dos países de centro; (III) Análise da evolução da complexidade econômica das exportações do país. Por intermédio desta pesquisa, verificamos que o Vietnã experenciou um crescimento econômico significativo após as reformas, que promoveu a mobilidade do país dentro do estrato periférico, mas que não possibilitou, ainda, a ascensão à condição semiperiférica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helton Ricardo Ouriques, Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (Professor)

Formação: Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Doutor em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003).

Pedro Antonio Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (Professor)

Graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1975). Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE, 1986). Doutorado em Economia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, 1995). Pós-doutorado em Economia Política do Sistema-Mundo, pela Universidade de Maryland (Departamento de Sociologia, 2009).

Downloads

Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios