Paisagem sonora de parques urbanos
Resumen
A paisagem sonora dos parquesurbanos é reconhecidamente
importante para o bem-estar e a
qualidade de vida dos indivíduos.
A literatura revela, entretanto, uma
relativa escassez de conhecimento
sobre a paisagem sonora em contextos
socioculturais e ambientais específcos
e a influência destes na percepção do
espaço sonoro urbano. A tese que apoia
este artigo investiga a paisagem sonora
de parques em Belém, Brasil e Lisboa,
Portugal. Para isso, analisou: a influência
da geografa e do clima como
determinantes de atividades e
comportamentos; a emissão de sons
naturais e artifciais, que caracterizam a
paisagem sonora dos parques urbanos;
a maneira como os utilizadores avaliam
a qualidade dos ambientes sonoros e
outros elementos que contribuem para
esta apreciação
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Paisagens Híbridas, os autores concordam com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Paisagens Híbridas e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que as imagens e tabelas apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicá-lo na Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas no formato eletrônico e disponibilizá-lo em outras mídias eletrônicas para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na Revista Paisagens Híbridas serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.