CRIMEN MAGIAE NA ÁFRICA ROMANA: AS ACUSAÇÕES DE MAGIA CONTRA APULEIO (SÉC. II D.C.)

Autores

  • Belchior Monteiro Lima Neto Professor de História da África do Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo; coordenador adjunto e membro permanente do Programa de Pós-graduação em História Social das Relações Políticas (Ufes)

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.1.n9

Palavras-chave:

África romana, Oea, Apuleio, magia, poder.

Resumo

O julgamento de Apuleio, descrito em sua Apologia, evidencia o lugar ocupado pelos oficiantes de misteres miraculosos na sociedade romana imperial. Os magi, considerados indivíduos perigosos, agentes de instabilidade e passíveis de punição, caracterizavam-se também como personagens detentores de um poder chave na condução dos acontecimentos cotidianos dos habitantes das cidades. Acreditamos, por conseguinte, que as acusações impetradas contra Apuleio, analisadas a partir da legislação vigente em meados do II século, permitem-nos melhor ompreensão das ações mágicas existentes na sociedade romano-africana, possibilitandonos vislumbrar a atuação miraculosa de agentes de um poder excepcional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Belchior Monteiro Lima Neto, Professor de História da África do Departamento de História da Universidade Federal do Espírito Santo; coordenador adjunto e membro permanente do Programa de Pós-graduação em História Social das Relações Políticas (Ufes)

Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, Seção do Espírito Santo (Leir/ES).

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

LIMA NETO, Belchior Monteiro. CRIMEN MAGIAE NA ÁFRICA ROMANA: AS ACUSAÇÕES DE MAGIA CONTRA APULEIO (SÉC. II D.C.). PHOÎNIX, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 157–176, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v25.1.n9. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32332. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)