REPRESENTAÇÕES DE ALTERIDADE EM ESTRABÃO: A DICOTOMIA BÁRBARO/ CIVILIZADO NO LIVRO III DA GEOGRAFIA

Autores

  • Susana Hora Marques Professora auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Secção de Estudos Clássicos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal).

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v24.n6

Palavras-chave:

Estrabão, Geografia, Ibéria, bárbaro, civilizado.

Resumo

Os conflitos militares entre povos com culturas diferentes revelaram- se desde sempre importantes momentos de descoberta e de confronto entre as identidades de “uns” e de “outros”. Várias fontes literárias da Grécia antiga dão testemunho da consciência da alteridade, da diferença face à realidade conhecida dos Helenos, desde a épica homérica à tragédia ática, à historiografia herodotiana ou à geografia estraboniana. Uma leitura de excertos do livro III de Estrabão - como a que se propõe neste trabalho - favorece a perceção de elementos que estabelecem o contraste entre civilizado e bárbaro numa época de domínio romano na Ibéria, sob o olhar de um autor de origem grega que vive em Roma entre os reinados de Augusto e de Tibério, i.e., na transição entre os séculos I a.C. e I d.C.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

MARQUES, Susana Hora. REPRESENTAÇÕES DE ALTERIDADE EM ESTRABÃO: A DICOTOMIA BÁRBARO/ CIVILIZADO NO LIVRO III DA GEOGRAFIA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 94–121, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v24.n6. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32346. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos