REPRESENTAÇÕES DE ALTERIDADE EM ESTRABÃO: A DICOTOMIA BÁRBARO/ CIVILIZADO NO LIVRO III DA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v24.n6Palavras-chave:
Estrabão, Geografia, Ibéria, bárbaro, civilizado.Resumo
Os conflitos militares entre povos com culturas diferentes revelaram- se desde sempre importantes momentos de descoberta e de confronto entre as identidades de “uns” e de “outros”. Várias fontes literárias da Grécia antiga dão testemunho da consciência da alteridade, da diferença face à realidade conhecida dos Helenos, desde a épica homérica à tragédia ática, à historiografia herodotiana ou à geografia estraboniana. Uma leitura de excertos do livro III de Estrabão - como a que se propõe neste trabalho - favorece a perceção de elementos que estabelecem o contraste entre civilizado e bárbaro numa época de domínio romano na Ibéria, sob o olhar de um autor de origem grega que vive em Roma entre os reinados de Augusto e de Tibério, i.e., na transição entre os séculos I a.C. e I d.C.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).