O INDIVÍDUO E A PÓLIS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO ESCREVER HISTÓRIA

Autores

  • Antônio Carlos Luz Hirsch

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n5

Palavras-chave:

Platão, história, Alcibíades, pólis, indivíduo

Resumo

Como um relato dialógico sobre um encontro fictício entre Sócrates e Alcibíades pode contribuir para o nosso conhecimento sobre a história? O presente trabalho se fundamenta na hipótese de que a narrativa da conversa entre o filósofo e seu discípulo relatada no diálogo conhecido como Alcibíades Primeiro (ou Maior) nos oferece uma oportunidade de estudarmos a história do século V não por um viés realístico ou historicista, mas desde uma perspectiva reflexiva e metafísica. Temos a intenção de argumentar que o discurso filosófico, construindo uma encruzilhada espaçotemporal e transpondo dramaticamente dois protagonistas ícones de Atenas para o presente, tem um caráter complementar à abordagem do historiador. Dessa maneira, nos propomos a examinar como o diálogo estuda as causas determinantes de eventos que marcaram o início da Guerra reportada por Tucídides e mostrar como a ficção filosófica consolida um modo de representar a história.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Carlos Luz Hirsch

Integrante do Programa de Estudos em Filosofia Antiga (Pragma - UFRJ) e do projeto de pesquisa Informação e Documentação em Filosofia Antiga (Idea), acerca da presença da tradição clássica no Brasil. Atua como pesquisador nas seguintes linhas de pesquisa: linguagem e conhecimento na Antiguidade Clássica, Platão e a tradição platônica, politeía e stásis no pensamento antigo, tradição clássica no Brasil.

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

HIRSCH, Antônio Carlos Luz. O INDIVÍDUO E A PÓLIS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO ESCREVER HISTÓRIA. PHOÎNIX, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 82–106, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v25.2.n5. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32370. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos