O INDIVÍDUO E A PÓLIS: UMA REFLEXÃO SOBRE COMO ESCREVER HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n5Palavras-chave:
Platão, história, Alcibíades, pólis, indivíduoResumo
Como um relato dialógico sobre um encontro fictício entre Sócrates e Alcibíades pode contribuir para o nosso conhecimento sobre a história? O presente trabalho se fundamenta na hipótese de que a narrativa da conversa entre o filósofo e seu discípulo relatada no diálogo conhecido como Alcibíades Primeiro (ou Maior) nos oferece uma oportunidade de estudarmos a história do século V não por um viés realístico ou historicista, mas desde uma perspectiva reflexiva e metafísica. Temos a intenção de argumentar que o discurso filosófico, construindo uma encruzilhada espaçotemporal e transpondo dramaticamente dois protagonistas ícones de Atenas para o presente, tem um caráter complementar à abordagem do historiador. Dessa maneira, nos propomos a examinar como o diálogo estuda as causas determinantes de eventos que marcaram o início da Guerra reportada por Tucídides e mostrar como a ficção filosófica consolida um modo de representar a história.Métricas
No metrics found.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).