GUERRA ÉTNICA, GUERRA CULTURAL, GUERRA TOTAL: A INTERPRETAÇÃO DE DADOS HISTÓRICOS E ARQUEOLÓGICOS SOBRE A ANTIGUIDADE PELA REVISTA DE EXTREMA DIREITA FRANCESA TERRE ET PEUPLE (1999-2016)

Autores

  • Glayson José da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n9

Palavras-chave:

extrema-direita, Terre et Peuple, guerra cultural, guerra étnica, História Antiga

Resumo

Pretendo apresentar neste artigo conteúdos que se desdobraram de uma pesquisa que venho realizando já faz alguns anos, a saber, a extrema-direita francesa e sua instrumentalização da Antiguidade. Tratarei, particularmente, do caso da revista Terre et Peuple, um periódico ligado à extrema-direita universitária francesa e que tem alcançado relativa capilaridade em território europeu. O objetivo consistirá em abordar o que o grupo designa como “Guerra étnica”, ao referir-se às interações entre os imigrantes e seus descendentes na França e aqueles que por ele são entendidos como “verdadeiros” franceses, pela origem. A história da Antiguidade, grosso modo, é o grande pano de fundo das argumentações utilizadas por Terre et Peuple na defesa de seus pressupostos, facilmente identificados como de fundamentação neonazista, neofascista. A título de exemplo, minha análise incidirá, sobretudo, nas publicações das duas primeiras décadas do periódico, focando na interpretação que oferecem de dados históricos e arqueológicos relacionados ao mundo indo-europeu e galo-romano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glayson José da Silva

Professor associado da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. É avaliador do Ministério da Educação para fins de autorização, reconhecimento e credenciamento
de cursos de História. É membro da equipe responsável pela implantação da Proposta Curricular de História para o Ensino fundamental e Médio do Estado de São Paulo (2007-2008). É editor chefe de Heródoto - Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-Asiáticas - periódico bilíngue. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas, da EFLCH/Unifesp. É assessor ad hoc da Fapesp. 

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

DA SILVA, Glayson José. GUERRA ÉTNICA, GUERRA CULTURAL, GUERRA TOTAL: A INTERPRETAÇÃO DE DADOS HISTÓRICOS E ARQUEOLÓGICOS SOBRE A ANTIGUIDADE PELA REVISTA DE EXTREMA DIREITA FRANCESA TERRE ET PEUPLE (1999-2016). PHOÎNIX, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 167–189, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v25.2.n9. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32422. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos