GUERRA ÉTNICA, GUERRA CULTURAL, GUERRA TOTAL: A INTERPRETAÇÃO DE DADOS HISTÓRICOS E ARQUEOLÓGICOS SOBRE A ANTIGUIDADE PELA REVISTA DE EXTREMA DIREITA FRANCESA TERRE ET PEUPLE (1999-2016)
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.2.n9Palavras-chave:
extrema-direita, Terre et Peuple, guerra cultural, guerra étnica, História AntigaResumo
Pretendo apresentar neste artigo conteúdos que se desdobraram de uma pesquisa que venho realizando já faz alguns anos, a saber, a extrema-direita francesa e sua instrumentalização da Antiguidade. Tratarei, particularmente, do caso da revista Terre et Peuple, um periódico ligado à extrema-direita universitária francesa e que tem alcançado relativa capilaridade em território europeu. O objetivo consistirá em abordar o que o grupo designa como “Guerra étnica”, ao referir-se às interações entre os imigrantes e seus descendentes na França e aqueles que por ele são entendidos como “verdadeiros” franceses, pela origem. A história da Antiguidade, grosso modo, é o grande pano de fundo das argumentações utilizadas por Terre et Peuple na defesa de seus pressupostos, facilmente identificados como de fundamentação neonazista, neofascista. A título de exemplo, minha análise incidirá, sobretudo, nas publicações das duas primeiras décadas do periódico, focando na interpretação que oferecem de dados históricos e arqueológicos relacionados ao mundo indo-europeu e galo-romano.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).