Participação feminina nas atividades bélicas antigas: mulheres nos estratagemas de Polieno
Palavras-chave:
mulheres, guerra, manual militar, Roma, PolienoResumo
Polieno produziu sua obra, intitulada Estratagemas ou Estratégias, no II século d.c., dedicando seu Manual Militar ao auxílio das contendas empreendidas pelos imperadores romanos Marco Aurélio e Lúcio Vero, quando de seu governo colegiado. Ao contrário de grande parte de outros manuais militares, como os produzidos por Frontino, Eneias, o Tático e Vegécio, Polieno reservou partes de sua narrativa para os estratagemas bélicos produzidos e postos em prática por mulheres. Essa participação feminina exemplar na arte da guerra, na Antiguidade latina, merece destaque e uma análise mais meticulosa. Mais do que um espaço para a aplicação de conceitos vindos da História de Gênero, a obra de Polieno nos permite realizar uma reflexão acerca dos papéis femininos e masculinos exercidos em momentos de atividades bélicas constituídas no mundo antigo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).