A ESCRITA DA HISTÓRIA NO BRASIL: AS MULHERES E OS ESTUDOS CLÁSSICOS E ORIENTAIS

Autores

  • Érica Cristhyane Morais da Silva Professora de História Antiga do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Membro do Programa de Pós-graduação em História da Ufes. Pesquisadora do Laboratório de Estudo sobre o Império Romano, Seção Espírito Santo (Leir-ES) e do Grupo do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (G.Leir-Franca/SP). https://orcid.org/0000-0003-0099-5848

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v27n2a7

Palavras-chave:

História, mulheres, historiografia, mundo antigo.

Resumo

Nas últimas décadas, os estudos clássicos e orientais no Brasil tiveram um avanço extraordinário – tanto no aumento de publicações de livros, artigos, teses e dissertações quanto na realização de eventos acadêmicos – e, sobretudo, significativa ampliação na formação especializada de recursos humanos na subárea de História Antiga. A produção historiográfica brasileira sobre o mundo antigo se apresenta ampla e diversa, a despeito das exigências que já se impõem à formação de recursos humanos especializados no Brasil, em particular nessa subárea, a exemplo da imprescindível formação em idiomas estrangeiros, nem sempre de fácil acesso em território nacional. Os estudos clássicos e orientais desenvolvidos no Brasil exibem características particulares, seja de perspectiva e abordagens, seja de escolhas de objetos de pesquisa. Diante desse cenário, nos parece pertinente considerar a ampliação da contribuição feminina para a escrita da História do mundo antigo pela perspectiva brasileira.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

SILVA, Érica Cristhyane Morais da. A ESCRITA DA HISTÓRIA NO BRASIL: AS MULHERES E OS ESTUDOS CLÁSSICOS E ORIENTAIS. PHOÎNIX, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 128–151, 2021. DOI: 10.26770/phoinix.v27n2a7. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49101. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)