AS RUAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ESTUDO DA CIDADE ANTIGA
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A AVENIDA DAS COLUNATAS DE ANTIOQUIA
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v29n2a7Palavras-chave:
Império Romano, Cidade Antiga, Antioquia, Ruas, Avenida das ColunatasResumo
Nesse artigo temos por finalidade refletir sobre o lugar ocupado pelas ruas na agenda dos historiadores e arqueólogos, que têm se esforçado em demonstrar a importância delas quando se trata de apreender a dinâmica das cidades, tanto das antigas quanto das contemporâneas. Como estudo de caso, elegemos Antioquia, a metropolis da província da Síria, que, na época imperial, abrigava um imponente complexo arquitetônico, cujo epicentro era a avenida das colunatas, ladeada de pórticos, que desempenhava, no cotidiano da cidade, um papel da maior relevância como ponto focal da paisagem urbana.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).