PREVER O FUTURO, ESCREVER SOBRE O PASSADO:
A RECEPÇÃO DAS SIBILAS NA LITERATURA E NO CINEMA.
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir representações e referências às sibilas, mulheres que se dedicavam ao ofício da adivinhação na Antiguidade, em obras da literatura contemporânea e do cinema. Neste sentido, serão apresentadas e analisadas algumas representações de sibilas dentro do escopo da literatura do século XX, e do cinema dos séculos XX e XXI, com a finalidade de compreender as particularidades e a plasticidade da sibila, a conexão com o feminino e com a Antiguidade e sua presença na cultura da atualidade. Especial foco será dado na correlação entre a adivinhação, o feminino e a escrita.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sarah Fernandes Lino de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).