Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço um e meio; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser apresentados em arquivos em dois formatos: Word for Windows (versão 97-2003) e PDF, tendo até 15 páginas (A4; espaçamento 1,5 cm; margens 3cm; fonte Times New Roman 12), que devem ser submetidos pelo site da revista (https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix). O arquivo a ser avaliado deve ser enviado pelo site sem a identificação do autor. Após a aprovação do texto, o nome do autor (à direita, em itálico e caixa normal) será inserido abaixo do título do artigo em língua original do texto e em inglês ou francês (centralizado, em negrito e caixa alta). Junto ao nome do autor, em nota de rodapé com asterisco, devem constar: 1) a filiação institucional; 2) a maior titulação; 3) o órgão financiador da pesquisa, caso haja; 4) o número do ORCID; 5) o e-mail, caso queira divulgá-lo. Seguem-se o resumo em português e até cinco palavras-chave também em português (justificado) e, uma linha após, o título, o resumo e as palavras chaves em inglês ou francês (justificado).

As notas devem aparecer da seguinte forma:

  • Inseridas no corpo de texto entre parênteses para o caso de indicações bibliográficas. 1) Para produção historiográfica: a indicação será entre parênteses com sobrenome do autor, ano e páginas (Sobrenome do autor, Ano, p.). 2) Para passagens de textos antigos: a indicação será entre parênteses com autor, título da obra (em itálico) e passagem (Autor. Obra ou número do livro, capítulo, passagem). Ex.: (Mossé, 2005, p. 10), (Homero. Odisseia. V, vv. 240-245);
  • Inserir as notas explicativas em rodapé.

 

As citações com mais de 3 (três) linhas devem vir em destaque, sem aspas, em itálico, espaçamento simples e com recuos direito e esquerdo de 1 cm.

A indicação da documentação e da bibliografia deve aparecer após o texto, separadamente: primeiro, a Documentação (escrita e/ou material) e, depois, as Referências bibliográficas, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor seguindo as normas da ABNT, a saber:

  • Para livro: SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano.
  • Para capítulo de livro: SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do livro: subtítulo (se houver). Cidade: Editora, Ano, p.
  • Para artigo de periódico: SOBRENOME, Pré-nome do autor. Título do artigo. Título do Periódico, Cidade, v., n., p., mês (se houver) ano.

 

Quando forem utilizadas imagens no artigo, os autores deverão enviar os originais das mesmas ou cópia digitalizada e gravada em arquivo com terminação *TIF, individual para cada imagem, e com resolução de 300 DPI.

Se fontes especiais (grego, sânscrito, hieróglifo, hebraico etc.) forem utilizadas no artigo, os autores deverão enviar uma cópia delas gravadas em arquivo.

ATENÇÃO: os artigos em outros idiomas para além do português deverão ser encaminhados à revista já revisados por profissional competente. Quando o autor quiser dar crédito ao revisor, sugere-se mencioná-lo em nota de rodapé na primeira página do artigo.

O não cumprimento destas regras levará à notificação do autor, que deverá fazer as correções necessárias para a avaliação do Conselho Editorial, acarretando um atraso na publicação do artigo.

O envio dos artigos é em fluxo contínuo e os textos encaminhados serão apreciados por dois dos componentes do Conselho Editorial. Em caso de pareceres contraditórios, um terceiro membro do Conselho analisará o artigo.

A revista não cobra taxas nem impostos para a submissão, avaliação e publicação de artigos

Artigos

Publicação de trabalhos sob a forma de artigos, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica. O fluxo para recebimento de Artigos Livres é contínuo.

 

Resenhas

Espaço destinado à publicação de resumos críticos de livros na área de História ou disciplinas afins, publicados há no máximo dois (2) anos.

DOSSIÊ

A Phoînix terá dois números por volume, sendo que um deles poderá ser composto por Dossiê Temático que reúne artigos que discutam, direta ou indiretamente, um eixo temático.

Os dossiês não receberão propostas em fluxo contínuo uma vez que as chamadas de submissão conta com prazos específicos a serem divulgados quando das chamadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.