A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO COMUM (“NO MEIO”) NA ASSEMBLEIA DOS AQUEUS EM ILÍADA XIX

Autores

  • Teodoro Rennó Assunção

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.1.n1

Palavras-chave:

espaço comum, “no meio”, assembleia, Aqueus, Ilíada XIX.

Resumo

Este breve artigo propõe apresentar e comentar a expressão “no meio” como signo do espaço comum ou público em três exemplos (versos 77, 173 e 249) da assembleia dos Aqueus no canto XIX da Ilíada, para nuançar a hipótese de Marcel Detienne (no capítulo 5 de Les maîtres de vérité dans la Grèce archaïque) de um modelo político espacial circular no qual toda a comunidade guerreira teria, já em Homero, um igual ou semelhante direito de participação (como se pré-democrático), e restringir esse direito, de fato, a apenas uma aristocracia guerreira dos reis ou chefes mais valentes e poderosos (como, aliás, o próprio Detienne o reconhece discretamente aí mesmo), destacando, nesse contexto pré-político, o protagonismo positivo de Odisseu.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Teodoro Rennó Assunção

Professor associado de Língua e Literatura Grega Antiga da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor e pós-doutor em “História e civilizações” pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris.

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

ASSUNÇÃO, Teodoro Rennó. A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO COMUM (“NO MEIO”) NA ASSEMBLEIA DOS AQUEUS EM ILÍADA XIX. PHOÎNIX, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 12–37, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v25.1.n1. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32317. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos