BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A DEMOCRACIA E O DEMOS EM HERÓDOTO E ARISTÓTELES
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v25.1.n3Palavras-chave:
democracia, Aristóteles, Heródoto, demos, participação popular.Resumo
Heródoto e Aristóteles apresentam as formas de governo de uma perspectiva quantitativa (quando um, poucos ou muitos ocupam o poder) e qualitativa (quando o governo é bom ou ruim). O governo de muitos é a democracia e para entender seus elogios e críticas, iremos traçar paralelos entre o trecho denominado “Diálogo dos Persas” de Heródoto (Histórias, 3.80 83) e os livros III e IV de A Política de Aristóteles. Essas obras demonstram continuidade e rupturas sobre o pensamento político dos gregos sobre a democracia, que, em linhas gerais, é elogiada por causa da liberdade e igualdade, e é criticada por permitir que o governo fique nas mãos dodemos, considerado inapto para a tarefa. O estudo das democracias antigas permitee refletir sobre a democracia no cenário atual, pensando em seus desafios inerentes, sendo um deles relacionado à participação popular.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).