África do norte na perspectiva dos antigos romanos
Palavras-chave:
África do Norte, Roma antigaResumo
Desde a República Romana, a África do Norte despertava o interesse dos antigos romanos. A disputa pelo controle do Mediterrâneo Ocidental entre os romanos e os cartagineses levou às Guerras Púnicas entre os séculos III e II a.C. Com a vitória romana, fundou-se a primeira província romana fora do continente europeu, no antigo território cartaginês (atual Tunísia). A partir daí, o domínio romano se estendeu até a costa atlântica. Como os romanos viram esse território e o seu povo? Neste artigo, dois tratados latinos foram escolhidos: a Guerra de Jugurta, Bellum Iugurtinum, de Sallustius, escrito no século I a.C: e Corografia, De Situ Orbis, de Pomponius Mela, escrito no século seguinte. As duas obras constituem importantes suportes de informações sobre a África do Norte. Procuramos desvelar as visões de Sallustius e Pomponius Mela sobre a região, identificando e explicando seus interesses, valores e imagens de um lugar tão díspar para os romanos devido a sua natureza e população.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).