AS VISÕES SOBRE AS MULHERES DA ANTIGUIDADE NAS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS DO SÉCULO XXI

Autores

  • Gabriela Isbaes Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-6287-4884
  • Pedro Paulo Funari Professor titular de História Antiga da Unicamp. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Palavras-chave:

Mulheres da antiguidade. Exposições. Acervos virtuais. Recepções da antiguidade. Feminismos.

Resumo

São analisadas neste artigo, exposições realizadas por museus e universidades no século XXI e que têm como tema as mulheres na antiguidade, em especial a greco-romana. A ideia foi a de identificar como essas instituições trabalharam e interpretaram os artefatos disponíveis em suas coleções, e como podem contribuir para o desenvolvimento de discursos que versam acerca da vida das mulheres antigas em meio a um ambiente historiográfico aberto às discussões feministas e de gênero. Nesse artigo serão consideradas as seguintes exposições: “250 Mujeres de la Antigua Roma” (2022), virtual, promovida pelo grupo Conditio Feminae, da Universidade de Sevilha, na Espanha; “Imperatrici, Matrone, Liberte” (2021), promovida pela Galeria Ufizzi, em Florença, na Itália; e uma pequena exibição intitulada “Rediscovering ancient women” (2021), do Phoebe A. Hearst Museum of Anthropology, vinculado à Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O interesse em analisar essas exposições está no fato de que elas possuem a possibilidade de visitação online, o que viabiliza o alcance das informações a um público diverso, nem sempre vinculado aos círculos acadêmicos. Ao tomarmos os museus e coleções como espaços de construções de memória, tais exibições podem permitir uma leitura menos misógina da antiguidade para o público em geral.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Funari, Professor titular de História Antiga da Unicamp. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Professor titular de História Antiga da Unicamp. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Referências

Documentação

Mujeres de la Antigua Roma. 2022. Disponível em: https://grupo.us.es/conditiofeminae/index.php/250-mujeres-de-la-antigua-roma/. Acesso em: 01 out. 2023.

Imperatrici, Matrone, Liberte. 2021. Disponível em: https://www.uffizi.it/mostre-virtuali/imperatrici-matrone-liberte. Acesso em: 01 out. 2023.

Rediscovering ancient women. 2021. Disponível em: https://hearstmuseum.berkeley.edu/exhibit/rediscovering-ancient-women-fragments-lives-mediterranean-collections-hearst-museum-anthropology/. Acesso em: 15 abr. 2023.

Referências bibliográficas

BEIGUELMAN, Giselle. Reinventar a memória é preciso. In: BEIGUELMAN, Giselle; MAGALHÃES, Ana Gonçalves (Orgs.). Futuros possíveis. Arte, museus e arquivos digitais. São Paulo: Edusp, 2014, p. 12-33.

BELTING, Hans. Antropologia da Imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM+EAUM, 2014.

BUURMAN, Nanne. Engendering exhibitions: the politics of gender in negotiating curatorial autorship. Journal of Curatorial Studies, v. 06, n. 01, p. 115-138, 2017.

CURY, Marília Xavier. Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus. História, Ciência, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 12, p. 365-380, 2005.

FEITOSA, Lourdes Madalena Gazarini Conde. Teoria da História e questões de gênero na Antiguidade Clássica. In: RAGO, Margareth; GIMENES, Renato Aloizio de Oliveira (Orgs.). Narrar o passado, repensar a História. Campinas, SP: UNICAMP/IFCH, 2014.

FOXHALL, Lin. Studying gender in classical antiquity. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Aspectos da gestão de acervos em bibliotecas na Era Digital. Mimesis, Bauru, v. 28, n. 02, p. 23-28, 2007.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Gestão, preservação e acesso a documentos digitais: patrimônio cultural e diversidade. Cadernos do CEOM, Chapecó, ano 18, n. 22, p. 213-230, 2014.

FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Os desafios do passado a um toque. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, n. 32, p. 33-40, 2019.

HARDWICK, Lorna. Reception Studies. Oxford: Oxford University Press, 2003.

HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher. Introduction. In: HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher (Orgs.). A companion to classical receptions. Oxford: Blackwell, 2008, p. 1-9.

MARTINDALE, Charles. Introduction: thinking through reception. In: MARTINDALE, Charles; THOMAS, Richard F. Classics and the uses of reception. Oxford: Blackwell Publishing, 2006, p. 01-13.0

POLLOCK, Griselda. The Grace of Time: narrativity, sexuality and a visual encounter in the Virtual Feminist Museum. Art History, Oxford, v. 26, n. 02, p. 174-213, abr. 2003.

POLLOCK, Griselda. Vision and difference. Feminism, femininity and the histories of art. Londres: Routledge, 2008.

RABINOWITZ, Nancy Sorkin. Introduction. In: RABINOWITZ, Nancy Sorkin; RICHLIN, Amy. Feminist Theory and the classics. Londres: Routledge, 1993.

VELLOSILLO, Arianne Vanrell. Estratégias de conservação e humanidades digitais. In: BEIGUELMAN, Giselle; MAGALHÃES, Ana Gonçalves (Orgs.). Futuros possíveis. Arte, museus e arquivos digitais. São Paulo: Edusp, 2014, p. 135-146.

ZANKER, Paul. Pompeii. Public and private life. Cambridge (Massachusetts): Harvard University Press, 1995.

Downloads

Publicado

2024-06-29

Como Citar

ISBAES, Gabriela; PAULO FUNARI, Pedro. AS VISÕES SOBRE AS MULHERES DA ANTIGUIDADE NAS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS DO SÉCULO XXI. PHOÎNIX, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 57–73, 2024. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/61433. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ | Antiguidade: recepção e usos do passado