Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

DA FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS ORIGINAIS SUBMETIDOS

2.1. Da formatação do arquivo

Os trabalhos devem ser preparados nos formatos .doc, .docx ou .odt e seguir as seguintes configurações: fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e das notas, cujos tamanhos serão 11 e 10, respectivamente), espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos. As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e com 2 cm nas margens inferior e direita. Não se deve fazer o adentramento (recuo) dos parágrafos. O texto deve ter, no máximo, 25 páginas.

2.2. Da organização do texto

A organização do texto deve obedecer à seguinte sequência: 

  • TÍTULO: em caixa alta, centralizado e em negrito;
  • TÍTULO EM INGLÊS: em caixa alta, centralizado, em negrito e itálico, na segunda linha abaixo do título;
  • AUTOR(es): nome completo, com último sobrenome em caixa alta, alinhado à direita, sem negrito, e com um asterisco (*) indicando uma nota de rodapé contendo a afiliação ou vinculação institucional do(s) autor(es), na segunda linha abaixo do título em inglês. As informações devem obedecer ao seguinte modelo:Para alunos: “* Estudando no Programa de Pós-graduação em X da Sigla da Universidade Y – Nome da Universidade Y. E-mail: Z.”, onde "estudando" será substituído por “graduando”, “pós-graduando” (no caso de pós-graduação lato sensu), "mestrando", "doutorando” ou “pós-doutorando”, conforme o caso: 

* Doutorando no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP – Universidade Estadual Paulista. E-mail: doutorando@gmail.com

Para docentes e pesquisadores: "* Docente da Sigla da Universidade Y – Nome da Universidade Y. E-mail: Z.” Ex.:

* Docente da UNESP – Universidade Estadual Paulista. E-mail: docente@ fclar.unesp.br.

  • RESUMO: de 100 a 200 palavras, na 3ª linha após o(s) nome(s) do(s) autor(es), devendo ser digitado em Times New Roman, tamanho 12;Importante: Caso o artigo seja redigido em inglês, deverá ser acompanhado de Resumo e Palavras-chave em português.
  • PALAVRAS-CHAVE: de 3 a 6 palavras, na segunda linha abaixo do resumo, separadas por ponto e escritas no idioma do artigo, devendo ser digitadas em Times New Roman, tamanho 12;
  • ABSTRACT e KEYWORDS: versão para o inglês do Resumo e das Palavras-chave, sendo que o abstract deve vir na segunda linha abaixo das palavras-chave; e keywords, na segunda linha abaixo do abstract. O abstract e as keywords devem ser digitados em Times New Roman, tamanho 12;
  • CORPO DO TEXTO: deve ser digitado na terceira linha abaixo das keywords, com espaçamento simples entre as linhas;
  • SUBTÍTULOS: em negrito, sem caixa alta, devendo ser alinhados à esquerda, na terceira linha abaixo da seção anterior e com o espaço de uma linha antes do corpo de texto ou item que se segue;
  • AGRADECIMENTOS: indicados pelo subtítulo “Agradecimentos”, na terceira linha abaixo do corpo do texto, com alinhamento justificado;

3. DAS REFERÊNCIAS

Nas referências, devem constar apenas trabalhos citados no texto. Abaixo, listam-se os recursos que podem ser utilizados no texto e as respectivas indicações de como referenciá-los.

  • Recursos tipográficos: O recurso tipográfico negrito deve ser utilizado para ênfases ou destaques no texto, enquanto o recurso Itálico deve ser reservado para palavras em língua estrangeira e para títulos de obras citados no corpo do texto. Por sua vez, capítulos, contos, ou partes de uma obra devem ser apresentados somente entre aspas.
  • Notas de rodapé: As notas devem ser reduzidas ao mínimo e apresentadas no rodapé da página, utilizando-se os recursos do editor de texto, em tamanho 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.
  • Quadros e tabelas: É importante atentar para a diferença entre quadros e tabelas. Quadros contêm dados qualitativos (textuais) e tabelas contêm dados quantitativos (numéricos). Os títulos das tabelas e quadros devem ser apresentados na sua parte superior. Na parte inferior, devem constar a fonte e a legenda. Quando elaborados pelo próprio autor do artigo, as tabelas e quadros necessitam ser indicados como: “Fonte: Elaboração própria.”
  • Ilustrações: Nas ilustrações, a identificação (título) deve aparecer na parte superior da referida figura, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, imagem, etc.). Ex.: “Fotografia 1 - As bonecas pretas do Quilombo de Conceição das Crioulas”. É importante enfatizar que o termo “ilustração”, assim como “figura”, são as nomenclaturas mais genéricas existentes. O correto é nomear sempre pela palavra designativa e fazer uso do termo “figura” somente quando não for possível classificar a ilustração. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada, a legenda, as notas e outras informações necessárias à sua compreensão. A ilustração deve estar o mais próximo possível do trecho a que se refere.
  • Citações dentro do texto: Policromias adota o modelo autor-data da NBR 10520, de agosto de 2002, para as citações no corpo do texto. O autor da citação pode ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em letras maiúsculas, separado, por vírgula, da data de publicação (SILVA, 2000). Se o nome do autor estiver citado no corpo do texto, indica-se apenas a data entre parênteses: “Silva (2000) assinala...” Nas citações diretas (que reproduzem integralmente a fala do autor citado), é obrigatória a especificação da(s) página(s) que deverá(ão) seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p. 100). As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (SILVA, 2000a). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de “et al.” (SILVA et al., 2000). Não se usa “&” para a indicação de autores nas citações. No corpo do texto usa-se "e" normalmente e, nos parênteses, ponto e vírgula (LIMOLI; TEIXEIRA, 2013) ou “Segundo Limoli e Teixeira (2013)...”.
  • Citações destacadas do texto: As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em tamanho 11, espaçamento simples e sem aspas (NBR 10520 da ABNT, de agosto de 2002).
  • Citações de obras em língua estrangeira: todas as citações de obras em língua estrangeira devem ser traduzidas e inseridas no corpo do texto, citadas em rodapé no original, entre aspas (independentemente do número de linhas) e, se traduzidas pelo(s) autor(es), identificadas com "tradução nossa" na chamada de citação da tradução (LANDOWSKI, 2004, p. 16, tradução nossa).
  • Referências: As referências (apenas trabalhos citados no artigo), dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2002), com prenomes abreviados, destaque em negrito, alinhadas à esquerda, com espaço simples entrelinhas e um espaço simples separando uma referência da outra.

 

3.1. Exemplos de referências

LIVROS:

Livros com um único autor:
COURTÉS, J. Analyse sémiotique du discours. Paris: Hachette, 1991.

Livros com mais de três autores:

CALAME, C. et al. La Lettre: approches sémiotiques: Actes du VIe Colloque interdisciplinaire – 1984. Fribourg: Éditions universitaires de Fribourg, 1988.

Livros organizados:
OLIVEIRA, A. C.; TEIXEIRA, L. (Org.). Linguagens na comunicação. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

E-books:
PRADO, M. G. S. O ponto de vista em semiótica: fundamentos teóricos e ensaio de aplicação em A hora da estrela. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. 172 p. Disponível em: <http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=406>. Acesso em: 11 ago. 2014.

Dissertações e teses:
MENDES, C. M. Semiótica e mídia: uma abordagem tensiva do fait divers. 2013. 282 f. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Capítulos de livros:
BARROS, D. L. P. de. "Comunicação de risco". In: PRETI, D.; LEITE, M. Q. (Org.). Comunicação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2013. v. 12, p. 21-48.

LOPES. I. C. "Esquematização da modalidade epistêmica". In: CORTINA, A.; MARCHEZAN, R. C. Razões e sensibilidades: a semiótica em foco. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2004. p. 51-65.

ARTIGOS:

Artigos em periódicos impressos:

GREIMAS, A. J. "L'Énonciation: une posture épistémologique. Significação" In:Revista Brasileira de Semiótica, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 09-25, 1974

Artigos em periódicos on-line:
FIORIN, J. L. "A construção da identidade nacional brasileira". Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 115-126, sem. 1, 2009. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/3002/1933>. Acesso em: 05 dez. 2013.

Trabalho publicado em Anais de congresso ou similar:
DISCINI, N. "História em quadrinhos: um enunciado sincrético". In: COLÓQUIO DO CENTRO DE PESQUISAS SOCIOSSEMIÓTICAS, 12, 2006. Caderno de Discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: PUC-USP, 2006. v. 1, p. 1-16.

Filmes:

OS INTOCÁVEIS. Direção de Brian de Palma. Produção de Art Linson. Roteiro de David Mamet. Interpretação de Kevin Costner, Charles Martin Smith, Andy Garcia, Robert de Niro e Sean Connery. [S.l.]: Paramount Pictures, 2004. 1 DVD (119 min), trilíngue: inglês, espanhol e português. Edição especial.

Programas de TV ou rádio:
GNT DOC. UPP – favela e polícia face a face. Rio de Janeiro: GNT, 9 de agosto de 2014. Programa de TV.

ÁLBUNS DE MÚSICA:

Único intérprete e vários compositores:
NASCIMENTO, M. Nascimento. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1997. 1 CD (47 min).

Único compositor e vários intérpretes:
VANZOLINI, P. A música de Paulo Vanzolini. Intérpretes: Carmen Costa. Paulo Marques. São Paulo: Marcus Pereira, 1974. 1 CD-ROM.

Coletânea:
CAGE, J. Works for piano and prepared piano. [S.l.]: WERGO, [1970?]. 4 discos sonoros, digital, estéreo.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à Policromias os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.