A PERFORMANCE NO DISCURSO ORAL DAS APRESENTAÇÕES DE COMÉDIAS DE IMPROVISO
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v2i2.13662Palavras-chave:
Performance, Discurso oral, Comédias de improvisoResumo
Nos últimos anos, tem ganhado espaço na mídia um novo gênero de humor, o stand-up comedy e as comédias de improviso, geralmente realizadas por grupos de atores em casas teatrais, programas de televisão ou sites da internet voltados a esse gênero. O trabalho faz um breve resgate sobre o discurso oral em apresentações teatrais e analisa a performance em apresentações de grupos de comédias de improviso. Para isso, foi feita uma análise do case do grupo de humoristas Os barbixas, na encenação do espetáculo “A girafa que não tomava sopa”, aplicando os elementos indicados por Paul Zumthor (1997) para caracterizar uma performance. Concluiu-se que a apresentação do grupo Os barbixas condiz com as teorias do autor e contribui para que possamos ampliar nosso conhecimento sobre aquilo que é e aquilo que não é poesia ou literatura, pois a obra se enquadra nas características que Zumthor popõe como performance da poesia oral.
Referências
BARBIXAS. Disponível em: < http://www.barbixas.com.br/2017/barbixas.php> Acesso em: 29 jul. 2017
BOAS, F. El arte primitivo. Mexico: Fondo de cultura, 1947.
CHACRA, S. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 2010.
FERNANDES, F. A voz e o sentido: poesia oral em sincronia. São Paulo: Unesp, 2007.
FORTUNA, M. A performance da oralidade teatral. São Paulo: Annablume, 2000.
LINS, L. Notas de um comediante stand-up. Curitiba: Nossa Cultura, 2009.
MONTORO, J. A. Periodismo y literatura. Madrid: Ediciones Guadarrama, 1973.
ORTIZ, R. Românticos e folcloristas. São Paulo: Olho D'Água, 1992.
OS BARBIXAS. Improvável -- conto de fadas improvável #8. Youtube, 5 ago. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=b9fNxeNqb5Y>. Acesso em: 29 jul. 2017.
PRESSE, F. Nobel para Bob Dylan é polêmico: o que define alguém como escritor?. G1, 13 out. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2016/10/nobel-para-bob-dylan-e-polemico-o-que-define-alguem-como-escritor.html>Acesso em: 30 jul. 2017.
SOARES, F. F. A leitura antropológica pelo humor stand up. Revista brasileira de sociologia da emoção, v. 12, n. 35, 2013. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html> Acesso em: 15 jul. 2017.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.