ASPECTOS DO TEMPO E DO ESPAÇO: UMA REFLEXÃO SOBRE O COTIDIANO

Autores

  • José Wellington Dias Soares Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v3i1.14459

Palavras-chave:

Tempo, Espaço, Cotidiano, Literatura, História

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar como a noção de tempo e de espaço, presente no cotidiano das pessoas, é percebida na construção da narrativa literária. Para tanto, utilizamos como recorte do objeto do nosso estudo os contos “Teoria do Medalhão” (1881), de Machado de Assis, e “Dentes Negros e Cabelos Azuis” (1918), de Lima Barreto. Partindo da concepção de tempo segundo KOSELLECK (2006), POMIAN (1993) e HARVEY (1994) e de espaço conforme SANTOS (2006) e MASSEY (2008), a análise que pretendemos dialoga com a concepção de história sobre lugares particulares e sobre ambientes que são usados e transformados na nossa cotidianidade (SANTOS, 2006). Além do que, é importante compreendermos como dois contos tão díspares na sua proposta literária de construção imagética da sociedade carioca compartilham, cada um a seu modo, das questões políticas e sociais do tempo em que foram publicados. Nesse caso, podemos perceber de que maneira o texto ficcional, entendido aqui como um espaço estético, cumpre também um papel político, de acordo com RANCIÈRE (2005). 

Biografia do Autor

José Wellington Dias Soares, Universidade Estadual do Ceará

Graduado pela Universidade Estadual DO Ceará em 1999. Especialista em Investigação Literária (2001) e mestre em Letras/Literatura Brasileira (2004) pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em História (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adunto do curso de Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central / UECE.

Referências

ASSIS, Machado de. “Teoria do Medalhão”. In: Obra completa em quatro volumes. Vol. 2. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2008.

BARRETO, Lima. “Dentes Negros e Cabelos Azuis”. In: Contos completos. Organização e introdução: Lilian Moritz Schwarcz. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HARVEY, David. “La construcción social del espacio y del tiempo: Uma teoria relacional”. Disponível in: pt.scribd.com/doc/51237975/La-produccion-social-del-espacio-y-el-tiempo-David-Harvey-1994.

KOSELLECK, Reinnart. “Modernidade”. In: Futuro/Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. São Paulo: Contraponto/Editora PUC, 2006.

MASSEY, Doreen. “Uma política relacional do espacial”. In: Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

POMIAN, Kryzstof. “Tempo/temporalidade”. In: ROMANO, Ruggiereo (Dir.). Enciclopédia Einandi. Vol. 29. Lisboa: Imprensa Nacional, 1993.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad.: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org./Editora 34, 2005.

SANTOS, Milton. “O lugar e o cotidiano”. In: A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível in: www.geociencia.xpg.com.br/dwd/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaço.pdf.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos