O ENTRE-LUGAR DO SUJEITO IDOSO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS

Autores

  • Icléia Caires Moreira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudete Cameschi de Souza UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fabrício Ono UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Michelle Sousa Mussato UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v3i2.18599

Palavras-chave:

Discursos, Identidades, Representações, Sujeito idoso

Resumo

Este artigo objetiva problematizar o discurso do sujeito idoso e suas representações a respeito do desenvolvimento socioeconômico da cidade de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Nossa hipótese é de que as representações do sujeito idoso a respeito de seu lócus geoistórico entrelaçadas e entretecidas a sua narrativa de si, podem tanto legitimar a sua cidadania enquanto membro pertencente a um coletivo estatizado, quanto demarcar sua posição de sujeito da exclusão na constituição das múltiplas faces de sua identidade. Para tanto, pautamo-nos, transdisciplinarmente, na Análise do Discurso de origem francesa (PÊCHEUX, 1988; CORACINI, 2007) da Arqueogenealogia foucaultiana (1997-2013-2014); e da visada Pós-colonialista (NOLASCO, 2013; BHABHA, 2013; SANTOS, 2007) com a finalidade de promovermos um gesto analítico sobre o delineamento desses processos representacionais nascidos a partir do olhar do idoso sobre si e sobre o lócus citadino em que habita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Icléia Caires Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialista em Regulação em Saúde Pública no SUS - IEP Sírio LibanêsEspecialista em Docência no ensino Técnico, Tecnológico e Científico IFMS/CPTLMestre em Estudos Linguísticos  pelo programa de Pós-graduação em Letras - UFMS/CPTLDoutoranda   em Estudos Linguísticos  pelo programa de Pós-graduação em Letras - UFMS/CPTLLinha de pesquisa Discurso, Subejtividade e Ensino de línguasBolsista Fundect

Claudete Cameschi de Souza, UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da graduação e pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas.

Fabrício Ono, UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da graduação e colaborador da pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas

Michelle Sousa Mussato, UFMS -- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras com habilitação Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana (2009). Mestre e Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos - pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas, na linha de pesquisa "Discurso, subjetividade e ensino de línguas".

Referências

AUTHIER-RÉVUZ, J.. Heterogeneidade(s) enunciativa(s). Trad. Celene Cruz e W. Geraldi. In: Cadernos de estudos Linguísticos, n 19. Campinas: Unicamp, 1990, p. 25-42.

BHABHA, H. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Glaucia Ranete Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

CAGLIARI, L. C. Da importância prosódica de fatos gramaticais”. In: ILARI, R. (org.). Gramática do português falado. Vol. II: Níveis de análise linguística. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

CORACINI, M. J. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira). Plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

DERRIDA, J. Mal de arquivo. Trad. De Claudia de Morais Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FERREIRA, A. B. de H. Minidicionário da língua portuguesa. 7 ed. Curitiba: editora Positivo, 2009.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado.11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. Trad. Laura F. de Almeida Sampaio, 23 ed. São Paulo: Loyola, 2013.

FOUCAULT, M. Método. In: FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.p. 100-112.

MATO GROSSO DO SUL. Lei no. 4.336, de 11 de abril de 2013. Disponível em: http://www.radaroficial.com.br/d/30817539. Acesso em: 25/11/2017.

MOREIRA, I. C. O processo de subjetivação do Indígena em material didático subsidiado pelas (novas) tecnologias. Três Lagoas: Câmpus de Três Lagoas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2016. 133 f. (Dissertação de Mestrado).

MOTTA, A. L. R. da. Planejamento urbano: a voz da cidade. In: DI RENZO, A. (Orgs.). Linguagem, História e Memória: discurso em movimento. Campinas: Pontes, 2011. p. 11-24.

NEVES, M. H. Gramática de usos do Português. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

NOLASCO, E. C. Perto do coração selbaje da crítica fronteriza. São Carlos: Pedro & João, 2013.

ORLANDI, E. Segmentar ou recortar? Série Estudos. Nº 10. Faculdades Integradas de Uberaba (linguística: questões e controvérsias), p. 9-26, 1984.

ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes, 2013.

PALMA, V. C. L. C. F. da. SILVA, A. de J. UMI Universidade da Melhor Idade. Volume 1. Campo Grande: Editora UFMS, 2012.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS LAGOAS (2015). Três Lagoas é destaque no cenário nacional com investimento de R$ 15,7 bilhões em celulose. Disponível em: http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticia/tres-lagoas-e-destaque-no-cenarionacional-com-investimento-de-r-15-7-bilhoes-em-celulose/11136/. Acesso em 25/11/2017.

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v 78, 3-46, 2007.

SILVA, A. A. da. Fundação e desenvolvimento da igreja Batista na cidade de Três Lagoas. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, RS, v. 25, maio-ago. 2011. p. 19-39.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos