ENTRETIEN AVEC FRANÇOIS JOST

Autores

  • Maycon Silva Aguiar Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosane da Conceição Pereira Universidade Salgado Filho; Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)

Palavras-chave:

François Jost, entretien, télévision

Resumo

Entretien avec François Jost, chercheur et professeur à l’Université Sorbonne Nouvelle / Paris III et directeur honoraire du Centre d’Étude des Images et des Sons Médiatiques (CEISME), dédié à l’étude de la télévision dans les domaines philosophique, esthétique et linguistique, avec diverses publications au Brésil. Directeur de la revue Télévision (Paris, CNRS éditions) et de la collection sur les séries A suivre (Paris, ed. Atlande).

Biografia do Autor

Maycon Silva Aguiar, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É mestre em Linguística (2018); e bacharel em Letras: Português e Literaturas (2015) e em Letras: Português e Latim (2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cursa o doutorado em Linguística pela mesma instituição. Integra o quadro de servidores técnico-administrativos do Museu Nacional, lotado no Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som, em que atua como editor da Policromias: Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; e como professor colaborador do curso de Especialização em Gramática Gerativa e Estudos de Cognição. Seus temas de maior interesse são os seguintes: teoria e análise linguística; morfologia distribuída; filosofia da linguagem e da linguística; fundamentação filosófica das abordagens científicas; latim; documentação, análise e revitalização de línguas indígenas brasileiras.

Rosane da Conceição Pereira, Universidade Salgado Filho; Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)

Formada em Comunicação Social e em Letras com ênfase no estudo de linguagem na mídia em ciências humanas e sociais. É Pós-doutora pela UNICAMP; Doutora, Mestre e Bacharel pela UFF; e licenciada pelo Programa de Formação Docente da UNIVERSO São Gonçalo. Possui Post MBA em Digital Business pela FGV MGM Rio e MBA em Estratégias e Ciências do Consumo pela ESPM Rio. Suas pesquisas e livros publicados tratam de relações possíveis entre mídia e discurso, nos campos de Comunicação e Linguagem do/sobre o discurso publicitário com outros, tais como o estético, o didático e o filosófico. Docente e Pesquisadora (CNPq e FAPERJ/CECIERJ/FIOCRUZ) na UNIVERSO Niterói (cursos superiores de Comunicação Social e Educação Artística) e na FAETEC/ETEAB (cursos técnicos em Publicidade e Marketing).

Referências

JOST, F. Compreender a televisão. Rio Grande do Sul: Sulina, 2010.

________. Seis lições sobre televisão, Porto Alegre, Editora Sulina, 2004

________. Do que as séries americanas são sintoma? Rio Grande do Sul: Sulina, 2012.

________. O que significa falar de “realidade” para a televisão?, in Televisão e Realidade. Bahia: EDUFBA, 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/1048/1/Televis%C3%A3o%20e%20Realidade.pdf>. Acesso em: 10 de outubro de 2018.

________. Les médias et nous. Paris: Bréal, 2010.

________. 50 fiches pour comprendre les médias. Paris: Bréal, 2009.

________.A narrativa cinematográfica (avec André Gaudreault), Brasilia, UNB, 2009

________. Télé-réalité. Paris: Cavalier Bleu, 2009.

________. Comprendre la télévision et ses programmes, nouvelle édition actualisée de Comprendre la Télévision. Paris: Armand Colin, coll. 128, 2009.

________. Les Nouveaux méchants. Quand les séries américaines font bouger les lignes du Bien et du Mal, Bayard, 2015.

________. Breaking Bad. Le Diable est dans les détails, Atlande, coll. A suivre, 2015.

________. Pour une éthique des médias. Les images sont aussi des actes, ed. de l’Aube, 2016

________. La Méchanceté en actes à l’ère numérique, CNRS éditions, 2018

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Entrevistas