A SEMELHANÇA DAS PALAVRAS CAUSANDO A IRRUPÇÃO DO REAL: A ANÁLISE DO DISCURSO ESTUDANDO A PSICOSE

Autores

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Inconsciente, Ideologia

Resumo

Estudamos textos de um paciente psicótico sob a ótica da Análise do Discurso, de modo a ver o funcionamento do real a partir das semelhanças das palavras. Os textos analisados são de um paciente psicótico que participava do grupo terapêutico Atelier de Escrita do CAPS Centro-Porto Alegre. A análise ocorre a partir da comparação de palavras semelhantes (Manteiga e Mantega) de dois textos de um mesmo paciente. Examinamos o atravessamento ideológico em ambos textos e as marcas do atravessamento do inconsciente no segundo. Analisamos como a ideologia e o inconsciente se cruzam no segundo texto permitindo, assim, a irrupção do real. Apesar de os funcionamentos linguísticos descritos serem atípicos para compreender o tangenciamento do real, gostaríamos de frisar que há na organização da língua, a previsão desses funcionamentos. O atravessamento do inconsciente está nos processos metonímicos e metafóricos, e forma novos signos. A tensão das condições de produção provoca o cruzamento entre o inconsciente e a ideologia no segundo texto. O excesso nos signos, ocasionado pelo cruzamento, é uma marca de resistência da língua perante o real que surge pela coincidência política e cotidiana.

Biografia do Autor

Patricia Laubino Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Possui mestrado (2006) e doutorado (2011) pela mesma instituição. Defendeu a dissertação intitulada "O funcionamento da referência na Análise do Discurso" e a tese "A escrita na psicose". Entre 2005 e 2007, lecionou na UFRGS (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) as seguintes disciplinas: "Comunicação em Língua Portuguesa" e "Leitura e Produção Textual". Entre 2012 e 2014, lecionou na Universidad Nacional de Asunción (Paraguai) no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa. Trabalha principalmente os seguintes temas: ensino de Português, texto, teoria e análise do discurso, produção textual, linguística e patologia de linguagem.É licenciada em Letras (Português/ Inglês) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Possui mestrado (2006) e doutorado (2011) pela mesma instituição. Defendeu a dissertação intitulada "O funcionamento da referência na Análise do Discurso" e a tese "A escrita na psicose". Entre 2005 e 2007, lecionou na UFRGS (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas) as seguintes disciplinas: "Comunicação em Língua Portuguesa" e "Leitura e Produção Textual". Entre 2012 e 2014, lecionou na Universidad Nacional de Asunción (Paraguai) no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa. Trabalha principalmente os seguintes temas: ensino de Português, texto, teoria e análise do discurso, produção textual, linguística e patologia de linguagem.

Referências

ALTHUSSER, Louis. “Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado.” (1970) In: ZIZEK, S. Um mapa para a ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996, p. 105-142.

BORBA, Patrícia Laubino. O funcionamento da referência na perspectiva da análise do discurso: um estudo sobre o discurso do esquizofrênico. 174 f. Dissertação (Mestrado em Letras) Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

DOR, Joel. Introdução à leitura de Lacan: o inconsciente estruturado como linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FINK, Bruce. O sujeito lacaniano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

KAUFMANN, Pierre. Dicionário enciclopédico de psicanálise. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996.

LACAN, Jacques. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

_____. Seminário 3: as psicoses. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.

RAMALHO, Rosane. “Escrita e Psicose”. In: COSTA, Ana e RINALDI, Doris. Escrita e Psicanálise. Rio de Janeiro: Cia de Freud, 2007, p. 313-324.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos