A IDEOLOGIA NAS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE IDENTIDADES SOCIAIS DE MULHERES SEM-TERRA EM NOTÍCIAS E REPORTAGENS DO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ/BRASIL.

Autores

Palavras-chave:

Identidade. Discurso. Mídia. Ideologia.

Resumo

RESUMO: Este artigo consiste na análise das representações discursivas de identidades sociais de mulheres sem-terra no Jornal Diário do Pará, e destaca como os gêneros notícia e reportagem transportam ideologias, no que podem contribuir para a construção dessas identidades. O referencial teórico é composto por Thompson (2011) e diferentes autores da Análise do Discurso a exemplo de Maingueneau (2008, 2016), Charaudeau (2013) e de autores dos Estudos Sociais e Culturais. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa e documental. Analisamos como as representações discursivas nos gêneros notícia e reportagem podem reproduzir e disseminar ideologias através do discurso da mídia, e ainda, a par de outros fatores, evocar estereótipos ou desconstruir conceitos acerca das mulheres sem-terra, de modo que, podem proporcionar transformações identitárias desses atores sociais no decorrer do tempo.

Biografia do Autor

Valéria Crístian Soares Ramos da Silva, Universidade do Estado do Pará- UEPA

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999) com especialização em Língua Portuguesa pela mesma Universidade (2002). Mestrado em Gestão Pública (2010) e Doutorado em Ciências da Linguagem-Linguística pela Universidade do Porto - Portugal (2018). Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará - UEPA, na graduação e na pós-graduação (Mestrado) ministrando disciplinas ligadas a área de Língua Portuguesa, Linguística e Formação de Professores (Estágio Supervisionado, Prática docente). Membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia/GELPEA. Membro/Colaborador do Centro de Linguística da Universidade do Porto/CLUP. Profissional com experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e na área de Gestão Pública.

Referências

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a BenedettoVecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CASTELLS, M. O poder da identidade. Volume II. Editora: Paz e Terra, 1999.

CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. 2. ed., 2ª reimpreensão. São Paulo: Contexto, 2013.

FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse textual analysis for social research London: Routledge, 2003.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2002.

GREGOLIN, M. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo São Paulo vol.4 n.11 p.11-25 nov. 2007.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6ª edição ampliada. São Paulo: Cortez, 2013.

PINTO, A. G. A Retórica do Eu e do Outro - The Othering: A gramática da identidade no discurso político. In: AQUINO, Z. G. O; SEGUNDO, P. R. G. Estudos do Discurso: Caminhos e Tendências. São Paulo: Editora Paulistana, p. 25-53, 2016.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes. Capítulo II, pags. 73-102, 2014.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade. Uma teoria social da mídia. 15 ed. – Petrópolis RJ: Vozes, 2014.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura moderna. Teoria Social crítica na era dos meios de comunicação. 9 ed. – Petrópolis RJ: Vozes.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes. Capítulo I, pags. 07-72, 2014.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos