A IDEOLOGIA NAS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE IDENTIDADES SOCIAIS DE MULHERES SEM-TERRA EM NOTÍCIAS E REPORTAGENS DO JORNAL DIÁRIO DO PARÁ/BRASIL.

Auteurs

Mots-clés :

Identidade. Discurso. Mídia. Ideologia.

Résumé

RESUMO: Este artigo consiste na análise das representações discursivas de identidades sociais de mulheres sem-terra no Jornal Diário do Pará, e destaca como os gêneros notícia e reportagem transportam ideologias, no que podem contribuir para a construção dessas identidades. O referencial teórico é composto por Thompson (2011) e diferentes autores da Análise do Discurso a exemplo de Maingueneau (2008, 2016), Charaudeau (2013) e de autores dos Estudos Sociais e Culturais. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa e documental. Analisamos como as representações discursivas nos gêneros notícia e reportagem podem reproduzir e disseminar ideologias através do discurso da mídia, e ainda, a par de outros fatores, evocar estereótipos ou desconstruir conceitos acerca das mulheres sem-terra, de modo que, podem proporcionar transformações identitárias desses atores sociais no decorrer do tempo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Valéria Crístian Soares Ramos da Silva, Universidade do Estado do Pará- UEPA

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999) com especialização em Língua Portuguesa pela mesma Universidade (2002). Mestrado em Gestão Pública (2010) e Doutorado em Ciências da Linguagem-Linguística pela Universidade do Porto - Portugal (2018). Atualmente é Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará - UEPA, na graduação e na pós-graduação (Mestrado) ministrando disciplinas ligadas a área de Língua Portuguesa, Linguística e Formação de Professores (Estágio Supervisionado, Prática docente). Membro do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia/GELPEA. Membro/Colaborador do Centro de Linguística da Universidade do Porto/CLUP. Profissional com experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e na área de Gestão Pública.

Références

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a BenedettoVecchi. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CASTELLS, M. O poder da identidade. Volume II. Editora: Paz e Terra, 1999.

CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. 2. ed., 2ª reimpreensão. São Paulo: Contexto, 2013.

FAIRCLOUGH, N. Analysing Discourse textual analysis for social research London: Routledge, 2003.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2002.

GREGOLIN, M. Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, mídia e consumo São Paulo vol.4 n.11 p.11-25 nov. 2007.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6ª edição ampliada. São Paulo: Cortez, 2013.

PINTO, A. G. A Retórica do Eu e do Outro - The Othering: A gramática da identidade no discurso político. In: AQUINO, Z. G. O; SEGUNDO, P. R. G. Estudos do Discurso: Caminhos e Tendências. São Paulo: Editora Paulistana, p. 25-53, 2016.

SILVA, T. T. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T. (org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes. Capítulo II, pags. 73-102, 2014.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade. Uma teoria social da mídia. 15 ed. – Petrópolis RJ: Vozes, 2014.

THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura moderna. Teoria Social crítica na era dos meios de comunicação. 9 ed. – Petrópolis RJ: Vozes.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes. Capítulo I, pags. 07-72, 2014.

Téléchargements

Publiée

2020-10-05

Numéro

Rubrique

Articles