DISCURSO(S) SOBRE SI: METAFICÇÃO NO VIDEOCLIPE HANDS CLEAN, DE ALANIS MORISSETTE

Autores

  • Marcelo de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Luiz Antonio Mousinho Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Alanis Morissette, metaficção, narrativas audiovisuais, videoclipe.

Resumo

As narrativas metaficcionais, como assinalam teóricos como Patricia Waugh (1984), Gustavo Bernardo (2010) e Linda Hutcheon (1991) tendem a voltar-se para si mesmas, para seu próprio processo criativo, refletindo sobre o seu caráter de construção. O presente artigo visa analisar os elementos metaficcionais no videoclipe Hands clean, da cantora canadense Alanis Morissette. No videoclipe, tais manifestações de autorreflexividade produzem discursos acerca da indústria da música, quebrando o ilusionismo narrativo e criticando o sexismo e o abuso presentes no contexto de produção fonográfica. Nosso olhar volta-se, assim, sobre os significados sociais produzidos no videoclipe a partir da associação entre música, letra e imagem.

Biografia do Autor

Marcelo de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Letras da UFPB - Universidade Federal da Paraíba. email: marcelo_lf02@hotmail.com

Luiz Antonio Mousinho, Universidade Federal da Paraíba

Docente da UFPB - Universidade Federal da Paraíba. E-mail: luizantoniomousinho@gmail.com

Referências

BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: HUCITEC, 2002. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/117843800/BAKHTIN-Questoes-de-literatura-e-estetica-a-teoria-do-romance>. Acesso em: 22 fev. 2020.

___________. Problemas na poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/110785421/Problemas-na-poetica-de-Dostoievski>. Acesso em: 25 mar. 2020.

BERNARDO, G. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.

CARVALHO, C. O. Sinestesia, ritmo e narratividade: estratégias de interação entre imagem e música em videoclipes do U2. 2006. 133 f. Dissertação de mestrado -- Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006. Disponível em: <http://www.midiaemusica.ufba.br/arquivos/t&d/CARVALHO.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2019.

COELHO, L. R. “As relações entre canção, imagem e narrativa nos videoclipes”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26, 2003. Anais. Belo Horizonte: Intercom, 2003, v. 1, p. 1 - 12. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_NP07_coelho.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2019.

CORSI, C. M. “A Metaficção nos Romances Os Irmãos Karamázov, de Dostoiévski, Ulysses, de James Joyce, e Guerra e Paz, de Tolstói”. RUS, v. 3, n. 3, p. 70-84, 2014. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rus/article/view/88703>. Acesso em: 28 dez. 2019.

GOODWIN, A. Dancing in the distraction factory: music television and popular culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1992.

HANDS CLEAN. Direção de Francis Lawrence. Interpretação de Alanis Morissette. [S.I]: Warner Bros. Music, 2002. Vídeo online (4 min. 31 segs.). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DbrbhJttNu8>. Acesso em: 28 dez. 2019.

HARRISON, G. Environmental justice metafiction: Narrative and Politics in Contemporary Ethnic Women's Novels by Louise Erdrich, Linda Hogan, Ruth Ozeki, and Karen Yamashita. 2012. 360 f. Tese de doutorado -- University of Wisconsin-Madison, Madison, WI, 2012. Disponível em: <http://depot.library.wisc.edu/repository/fedora/1711.dl:64M3OHHPI5KPP82/datastreams/REF/content>. Acesso em 23 dez. 2019.

HOLZBACH, A. “Excesso, esquizofrenia, fragmentação e outros contos: a história social de surgimento do videoclipe”. Comum, v. 16, n. 36, p. 48-63, 2014. Disponível em: <http://www.facha.edu.br/pdf/Comum36.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2019.

HUTCHEON, L. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro, Imago, 1991.

MICALI, D. L. C. 2011. “Ironia e pós-modernidade em O homem duplicado, de José Saramago”. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 12, 2011. Anais. Uberlândia: UFU, 2011, v. 1, p. 1-8. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2011_361.pdf>. Acesso em: 28 dez. 2019.

MORISSETTE, A. Under rug swept. Burbank: Maverick Records, 2002. 1 CD (50 min.)

MSOPR. Morissette cut by cut, 2002. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20090124210013/http://www.msopr.com/mso/morissette-cutbycut.html>. Acesso em: 15 jan. 2020.

PLAZA, J. Tradução intersemiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

SANTIAGO, S. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

SOARES, T. Videoclipe: o elogio da desarmonia. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012.

STAM, R. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.

________. A política da reflexividade. In: STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus, 2003.

STRAUSS, N. The pop life; Alanis Morissette reveals her trials as a teenage star, 2002. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2002/02/14/arts/the-pop-life-alanis-morissette-reveals-her-trials-as-a-teenage-star.html?mcubz>. Acesso em: 23 jan. 2020.

VIEIRA, M. C. S. A metaficção em Mário de Carvalho. 2016. 276 f. Universidade Aberta, Lisboa, Portugal, 2016. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/5965/1/TD_MCeciliaVieira.pdf>. Acesso em: 23 dez. 2019.

VINCENT, R. C. “Clio's Consciousness Raised? Portrayal of Women in Rock Videos, Re-Examined”. Journalism & Mass Communication Quarterly, v. 66, n. 1, p. 155-160, 1989. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/107769908906600121?journalCode=jmqb>. Acesso em: 24 dez. 2019.

WAUGH, P. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. Londres: Routledge, 1984.

WHITELEY, S. Sexing the groove: popular music and gender. Londres: Routledge, 2013.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos