O IMPULSO DIONISÍACO EM ALCEU VALENÇA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO DISCO “VIVO!”
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i3.34322Palavras-chave:
Palavras-chave, Alceu Valença, Vivo, Análise do Discurso, performance, dionisíaco, Ditadura MilitarResumo
Resumo: No presente artigo, analisamos o disco “Vivo!” (1976), de Alceu Valença, para investigar o impulso dionisíaco nele. Descrito exaustivamente por Nietzsche, esse impulso produz sentidos, na obra de Alceu Valença, de afronta à ordem racional e também ao conservadorismo da Ditadura Militar no Brasil. Para analisarmos tanto o aspecto verbal quanto o visual e auditivo, encontraremos em Zumthor (2007) uma definição de performance que nos será cara; e na Análise do Discurso de linha francesa encontraremos apoio para tratarmos da produção de sentidos na obra. Este artigo trata da arte, e da performance, enquanto forma de resistência em tempos de totalitarismo.Referências
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