O IMPULSO DIONISÍACO EM ALCEU VALENÇA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO DISCO “VIVO!”

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DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i3.34322

Palavras-chave:

Palavras-chave, Alceu Valença, Vivo, Análise do Discurso, performance, dionisíaco, Ditadura Militar

Resumo

Resumo: No presente artigo, analisamos o disco “Vivo!” (1976), de Alceu Valença, para investigar o impulso dionisíaco nele. Descrito exaustivamente por Nietzsche, esse impulso produz sentidos, na obra de Alceu Valença, de afronta à ordem racional e também ao conservadorismo da Ditadura Militar no Brasil. Para analisarmos tanto o aspecto verbal quanto o visual e auditivo, encontraremos em Zumthor (2007) uma definição de performance que nos será cara; e na Análise do Discurso de linha francesa encontraremos apoio para tratarmos da produção de sentidos na obra. Este artigo trata da arte, e da performance, enquanto forma de resistência em tempos de totalitarismo.

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Biografia do Autor

Júlio de Oliveira Lima, Universidade Católica de Pernambuco

Formado em Letras, na UFPE, atualmente cursa o mestrado em Ciências da Linguagem, da UNICAP.
Além de tradutor, Júlio também é músico e estudou sobre a canção como forma de resistência em tempos de autoritarismo.
Em 2011 participou do intercâmbio promovido pela parceria CAPES/FIPSE entre Brasil e Estados Unidos, estudando na Winston Salem State University (WSSU), na Carolina do Norte. O tema do intercâmbio era A Diáspora nas Américas: Desigualdades Persistentes. 
Entre 2014 e 2018 morou em São Paulo, atuando principalmente na música. Acompanhando a banda Tagore, chegou a se apresentar no Lollapalooza 2018.
Atualmente possui seu projeto solo, Feiticeiro Julião, com o qual já lançou dois discos e diversos clipes.

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Universidade Católica de Pernambuco

Nadia Azevedo é lider, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), do grupo de pesquisa “Discurso,  sujeito e sociedade” que segue a linha de pesquisa da Análise do Discurso de linha francesa.
Fonoaudióloga (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR, Rio de Janeiro, 1978), com especialização em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984) e título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012 e 2017). Mestre em Fonoaudiologia (Mestrado Acadêmico, PUC-SP, 2000), Doutora em Letras e Linguística (Doutorado, UFPB, 2006). Professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atua na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem (mestrado e doutorado). Utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, na relação com a aquisição e distúrbios de linguagem, em especial, a gagueira e a afasia. Orientou 30 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado e 41 pesquisas de Iniciação Científica (IC). Atualmente, possui 2 mestrandos, 13 doutorandos, 4 bolsistas de IC e 2 bolsistas de Extensão. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais (MEC) desde 2006. É líder do grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Discurso, sujeito e sociedade, constituído no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. É membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade. É coordenadora do PROCAD UNICAP, intitulado Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo, em parceria com as instituições UCPEL e UFPB. É consultora da CAPES a partir de 2017. É presidente e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP UNICAP) desde 2014. 

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Publicado

2021-03-02

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Artigos