A VERBETIZAÇÃO EM REDES SOCIAIS: O PROCESSO DISCURSIVO DIFERENTE DA DICIONARIZAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Verbetização, Discursividade, Dicionarização.

Resumo

O presente artigo propõe-se a analisar sobre o processo de verbetização em páginas de redes sociais como dicionário.carioca e greengodictionary ambos com perfil na rede social Instagram. As postagens de ambos os perfis serão a materialidade discursiva a ser analisada, sempre refletindo sobre as discursividades que atravessam a constituição de tais postagens. Para dar suporte a essa análise, recorremos ao dispositivo teórico da Análise Materialista de Discurso e também ao dispositivo teórico da História das Ideias Linguísticas, trabalhando conceitos como: formação discursiva, texto, textualidade, memória discursiva, gramatização e verbetização, entre outros. Para além das análises em relação às postagens nas respectivas páginas, é interessante analisar também a questão da identidade que é trabalhada nos perfis, uma vez que tanto o Carioca e o uso da sua variante, quanto o Brasileiro que usa a língua inglesa são projetados com uma formação discursiva.

Biografia do Autor

Jonathan Ribeiro Farias de Moura, Fundação Oswaldo Cruz

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui mestrado pelo mesmo programa (2015); licenciatura(2013) e bacharelado(2012) em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na habilitação Português-Espanhol. Trabalha como professor de Língua Portuguesa na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. É membro do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som-LABEDIS- liderado pela professora Dra. Tania Clemente de Souza- no caráter de pesquisador. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso (linha francesa), relação do verbal e não verbal em manchetes de jornais e análise linguística com ênfase no léxico. Atualmente pesquisa o dicionário LGBT Aurélia.

Referências

Referências:

AUROUX, S. A Revolução Tecnológica da Gramatização. Campinas, SP. Ed. UNICAMP. 3ª Ed, [1992] 2014.

DIAS, C. P. “A Análise do Discurso Digital: um campo de questões.” Caderno de Estudos do Discurso e do Corpo, v. 10, p. 8-20, 2016.

______. “Textualidades Seriadas: entre a repetição, a regularização e o deslocamento, o caso dos memes. Rasal – Revista de la sociedade Argentina de estudos linguísticos – v. 2, pag: 55-74. 2019.

FERREIRA, M. C. L. “A antiética da vantagem e do jeitinho na terra em que Deus é brasileiro (O funcionamento discursivo do clichê no processo de constituição da brasilidade). IN ORLANDI, E. P. Discurso Fundador – A formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas, Pontes, [1993] 2003. 3ª edição. P. 69-79

MOURA, J. R. F. Da sombra às cores: Análise discursiva do dicionário LGBTs Aurélia. Tese (Doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Linguística) Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

MOURA, J. R. F. & SOUZA, T.C.C . Memória e processos Lexicais em Mídia Popular. In: V Simpósio Mundial de estudos da Língua Portuguesa, 2015, Lecce. De volta ao futuro da lingua portuguesa. Lecce: Scietifica Elettronica. v. I. p. 537-550, 2017.

NUNES, J. H. Dicionário no Brasil: Análise e História do Século XVI ao XIX. Campinas, SP. Ed: Pontes, 2006.

______. Discursividades contemporâneas e dicionário. IN: INDURSKY, F. FERREIRA, M.C.L.; MITMANN, S. O discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz. 2009.

______. “Dicionários: Histórias, Leitura e Produção.” IN: Revista de Letras da Universidade Católica de Brasília. Volume 3, número 1/ 2, 2010.

______. “A Invenção do dicionário brasileiro: transferência tecnológica, discurso literário e sociedade.” IN: Revista de historiografia linguística. Volume 2, 159-172, 2013.

ORLANDI, E. P. & SOUZA T.C.C. “A Língua Imaginária e a Língua Fluida: Dois métodos de trabalho com a linguagem.” IN: Política Linguística na América Latina. Campinas, SP, Pontes. 1988.

ORLANDI, E. P. “Ética e Política Linguística.”. IN: Línguas e Instrumentos Linguísticos, 1. Campinas, Pontes, 1998.

______. História das Idéias Linguísticas: Construção do Saber Metalinguístico e Constituição da Língua Nacional. Cáceres, MT. Ed: UNEMAT, 2001.

______. Lexicografia Discursiva. IN: Língua e Conhecimento Linguístico: Para uma História das Idéias no Brasil.São Paulo, SP. Ed: Cortez, 101-119, 2002.

_______. Discurso Fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes Editores. 3ª Edição, [1993] 2003.

Orlandi, E. Discurso e texto. Campinas: Pontes. 3ª Edição. (2001) 2008.

_______. “Discursos e museus: da memória e do esquecimento”, IN Entremeios 9. 1-8. 2014

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP. Ed: Unicamp. 4ª edição, [1975] 2009.

______. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Campinas, SP. Ed: Pontes. 6ª edição, [1983] 2012.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos