ANÁLISE DE DISCURSO: POR UMA PRÁXIS DE LIBERTAÇÃO FEMININA A PARTIR DA FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO DE ENRIQUE DUSSEL

Autores

  • Solange Maria de Oliveira Cruz Universidade São Francisco- USF, Itatiba, SP.
  • Carlos Roberto da Silveira Universidade São Francisco USF, Itatiba, SP.
  • Marcia Aparecida Amador Mascia Universidade São Francisco USF, Itatiba, SP.

Palavras-chave:

Análise de discurso, Filosofia da Libertação, Violência, Mulher, Mídia.

Resumo

Este artigo bibliográfico, com base na Análise de Discurso, fundamentada nas ideias de Orlandi (2007) e Pêcheux (1997, 2002), tem por objetivo discutir o não-dito no discurso, toma como objeto de estudo, a análise de duas propagandas: a primeira de uma marca que comercializa cerveja e a outra do Ministério da Justiça, em que, em ambas, as protagonistas são mulheres. O objetivo principal é analisar os discursos publicitários na produção de sentidos sobre a imagem que se tem da mulher na mídia brasileira, no contexto social transmoderno latino americano. Daí, pensar o enunciado e a enunciação a partir de Orlandi e Pêcheux, ao propor uma reflexão sobre a ética da libertação feminina, por meio da Teoria Crítica Latino-Americana, com ênfase na Filosofia da Libertação de Enrique Dussel (2005), em relação à libertação social da mulher, como vítima da opressão erótica[1]a que vem sendo submetida.

[1]  Ver Dussel, 1977 “Filosofia da Libertação na América Latina”.

 

 

Biografia do Autor

Solange Maria de Oliveira Cruz, Universidade São Francisco- USF, Itatiba, SP.

Diretora de Unidade Escolar de Creche no município de Paulínia/SP. Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho/UNINOVE-SP. Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco-USF/SP.

 

 

Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco USF, Itatiba, SP.

Docente da Universidade São Francisco- USF, Itatiba/SP.

Marcia Aparecida Amador Mascia, Universidade São Francisco USF, Itatiba, SP.

Docente da Universidade São Francisco- USF, Itatiba/SP.

Referências

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Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos