“Não se pode acertar um alvo em movimento”: como apreender a música pop em Madame X de Madonna?

Autores

  • Gabriel Holanda Monteiro Universidade Federal do Ceará
  • Marcio Acselrad Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.39754

Resumo

O presente artigo dedica-se à análise da música popular massiva (música pop) como produto midiático e fenômeno comunicacional que pode articular lógicas de mercado, de relativa autonomia e de engajamento político. Adotou-se como objeto elementos audiovisuais do álbum Madame X, lançado por Madonna em Junho de 2019, que reflete a complexidade da configuração contemporânea da música pop. Supondo que é possível adotar lógicas de resistência aos moldes da indústria cultural, o estudo revela que produtos como o álbum analisado constroem interfaces criativas entre consumo, arte e política e que as produções mais recentes da indústria do entretenimento requerem olhares epistemológicos comunicacionais que levem em conta suas complexidades e contradições.

Biografia do Autor

Gabriel Holanda Monteiro, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará - UFC (Linha 1: Fotografia e Audiovisual), e-mail: gabemont97@gmail.com.

Marcio Acselrad, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Comunicação pela UFRJ. Professor titular da Unifor – Universidade de Fortaleza. Professor-colaborador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará - UFC (Linha 1: Fotografia e Audiovisual), e-mail: macselrad@gmail.com.

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Publicado

2021-06-26

Edição

Seção

Artigos