“Não se pode acertar um alvo em movimento”: como apreender a música pop em Madame X de Madonna?
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.39754Resumo
O presente artigo dedica-se à análise da música popular massiva (música pop) como produto midiático e fenômeno comunicacional que pode articular lógicas de mercado, de relativa autonomia e de engajamento político. Adotou-se como objeto elementos audiovisuais do álbum Madame X, lançado por Madonna em Junho de 2019, que reflete a complexidade da configuração contemporânea da música pop. Supondo que é possível adotar lógicas de resistência aos moldes da indústria cultural, o estudo revela que produtos como o álbum analisado constroem interfaces criativas entre consumo, arte e política e que as produções mais recentes da indústria do entretenimento requerem olhares epistemológicos comunicacionais que levem em conta suas complexidades e contradições.Referências
ADORNO, T. W. “A indústria cultural.” In: COHN, G. (Org.) Comunicação e indústria cultural. São Paulo: T.A. Queiroz, 1987. p. 287-295.
ADORNO, T. W. “Sobre Música Popular.” In: COHN, G. (Org.) Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1986. p. 115-146.
BATUKA. Direção de Emmanuel Adjei. Interpretação de Madonna. [S.I.]: Interscope Records, 2019. Vídeo online (6 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n
U2eApGw_TU>. Acesso em: 18 nov. 2020.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
DARK BALLET. Direção de Emmanuel Adjei. Interpretação de Madonna. [S.I.]: Interscope Records, 2019. Vídeo online (6 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6
Uagw4zser8>. Acesso em: 18 nov. 2020.
GOD CONTROL. Direção de Jonas Akerlund. Interpretação de Madonna. [S.I.]: Interscope Records, 2019. Vídeo online (8 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=z
v-sdTOw5cs>. Acesso em: 18 nov. 2020.
GUERRA, P.; BITTENCOURT, L.; EVANGELISTA CUNHA, S. “Madonna, Like a Virgin: (Pós)Feminismos e as Maternidades dos Videoclipes de Madonna”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41, 2018, Joinville. Anais. Santa Catarina: Intercom, 2018, v. 1, p.1-14.
JANOTTI JUNIOR, J. “Música Popular Massiva e Comunicação: um universo particular”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30, 2007, Santos. Anais. São Paulo: Intercom, 2007. v. 1, p. 1-15.
MADONNA. American Life. Hollywood; Londres: Warner Music, 2003. 1 CD (49 min).
______. The Confessions Tour. Londres: Warner Music, 2007. 2 CDs (73 min).
______. Madame X. Lisboa; Londres; Los Angeles; Nova Iorque: Interscope Records. 2019. 1 CD (56 min).
MEDELLÍN. Direção de Diana Kunst e Mau Morgó. Interpretação de Madonna. [S.I.]: Interscope Records, 2019. Vídeo online (7 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/
watch?v=xAxNaLAR2to>. Acesso em: 18 nov. 2020.
RINCÓN, O. “Lo pop-pular está de moda: sobre culturas bastardas y quilombos pop-líticos”. In: Voces Abiertas: comunicación, política y ciudadanía en América Latina. MARTIN BARBERO, J. et. al.. Buenos Aires: CLACSO, 2015. p. 179-213.
ROSA, R. A. da. Música e mitologia do cinema: na trilha de Adorno e Eisler. Ijuí: Unijuí, 2003.
SOARES, T. “Percursos para estudos sobre música pop”. In: SÁ, S. P. de; CARREIRO, R; FERRAZ, R. (Org.) Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015. p. 19-33.
TORRE, B. D. “Abaixo da superfície: adorno e o cinema reconsiderado”. Novos Estudos - Cebrap, v. 38, n. 2, p. 477-493, ago. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php
?script=sci_arttext&pid=S0101-33002019000200477>. Acesso em: 18 nov. 2020.
VIANA DE PAULA, R.; SÁ, S. P. de. “Strike a Pose – A mediação do videoclipe Vogue nas performances de corpos LGBT no carnaval das escolas de samba”. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 41, 2018, Joinville. Anais. Santa Catarina: Intercom, 2018, v. 1, p.1-19.