QUESTÕES PARA UMA SOCIOLOGIA DO IMAGINÁRIO

Autores

  • Ozaias Antonio Batista UFPI/Professor

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.41329

Palavras-chave:

Fenomenologia da imaginação poética bachelardiana, Sociologia do imaginário, Imaginário, imaginação e imagens poéticas, Devaneio poético.

Resumo

Gaston Bachelard é um importante pensador da tradição filosófica francesa do imaginário que inspirou pesquisas e estudos voltados para a leitura e criação imagética através das concepções de devaneio e imagem poética intrínsecas à sua fenomenologia da imaginação poética. Nesta fenomenologia as imagens são potencialmente criativas, pois fomentam outros conteúdos imagéticos a partir da relação que o ser estabelece com a imagem lida na experiência do devaneio poético. Sabendo disso, o presente trabalho objetiva propor uma interlocução epistêmica interdisciplinar entre a fenomenologia da imaginação poética bachelardiana e a sociologia do imaginário, visando ampliar as possibilidades interpretativas deste campo disciplinar por meio de uma leitura imaginária dos fenômenos sociais que atribui à imagem, graças aos pressupostos da fenomenologia bachelardiana, um potencial inventivo, polissêmico. Concluímos que uma sociologia do imaginário aproximada teórico-metodologicamente da fenomenologia da imaginação poética bachelardiana potencializa a apreensão sociológica da imagem através da poeticidade criativa atribuída ao imagético.

Biografia do Autor

Ozaias Antonio Batista, UFPI/Professor

Professor de Sociologia na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CPCE). Doutor em Ciências Sociais (UFRN). Mestre e Licenciado em Ciências Sociais (UFRN). Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Ciência Descolonial, Epistemologia e Sociedade (NEPEECDES) (UFPI) e Mythos-Logos: imaginário e parcerias do conhecimento (UFRN). Possui experiência como professor no ensino médio, superior e educação a distância nas disciplinas de Sociologia, Ciências Sociais e Educação. Tem interesse por trabalhos que envolvam as temáticas do Ensino de Sociologia, Ciências Sociais e Educação, Cultura e imaginário poético, bem como Complexidade e Educação.

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Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos