A COMPOSIÇÃO DE CAPAS DE REVISTA SOBRE MAIORIDADE PENAL

Autores

  • Sílvia Danizete Pereira Barbosa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet MG Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM
  • Renato Caixeta da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet MG https://orcid.org/0000-0003-3274-3071

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.41330

Palavras-chave:

Maioridade Penal, Medidas Socioeducativas, Técnicas de Composição Visual.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de técnicas de composição visual utilizadas em três capas de revisas publicadas no ano de 2015 sobre a redução da maioridade penal no Brasil. Para efeitos de análise são utilizados metodologicamente os princípios elencados por Dondis (1997), considerando-se principalmente a cor e os níveis representacional, abstrato e simbólico da composição das capas das revistas. Para contextualizar o assunto é apresentado um breve histórico das propostas de redução de maioridade penal e uma sucinta explanação sobre as medidas socioeducativas. Após as análises realizadas é possível chegar à conclusão que cada revista manteve um posicionamento em relação ao tema.

Biografia do Autor

Sílvia Danizete Pereira Barbosa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet MG Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM

Docente na Unidade de Estudos Gerenciais no Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM. Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - Doutorado, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Especialista em Práticas Socioeducativas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Gestão de Políticas Públicas com Ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Escola Nacional de Socioeducação/Universidade de Brasília, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Especialista em Administração de Recursos Humanos - Faveni. Graduada em Administração pelo UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas, Graduada em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Lavras e Graduada em Pedagogia pelo Uninter - Centro Universitário Internacional. Atualmente desenvolve atividades com adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Centro Socioeducativo de Sete Lagoas e é docente no curso de Graduação em Administração no Centro Universitário de Sete Lagoas - Unifemm. Possui experiência em Medida Socioeducativa de Internação e Internação Provisória, Gestão de Pessoas, docência na Educação Básica (Língua Inglesa) e docência no ensino superior na área de Recursos Humanos. É pesquisadora no Forquap-CEFET/MG nos temas de juventudes em vulnerabilidades sociais, projetos de vida, formação profissional em medidas socioeducativas, relações de gênero e análise do discurso.

 

Renato Caixeta da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet MG

Professor Ttular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, onde atua desde 1997 como professor de inglês e de outras disciplinas relacionadas aos Estudos de Linguagens. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). 

Referências

DIAS, Anelise Schütz. Idade penal no jornalismo de referência: os sentidos centrais na cobertura do debate sobre redução da maioridade penal. Galaxia(São Paulo, online), ISSN 1982-2553, n. 34, jan-abr., 2017, p. 137-148.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Paulo: Clara Luz, 2007.

MAGALHÃES, Célia. Org. Olhares em análise de discurso crítica. Brasília: www.cepadic.com, 2009.

ROLIM, Marcos. A síndrome da Rainha Vermelha:policiamento e segurança pública noSéculo XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.; Oxford, Inglaterra:Universityof Oxford, Centre for BrazilianStudies, 2006.

SILVA, Enid Rocha Andrade; OLIVEIRA, Raissa Menezes de. Nota Técnica nº 20. OAdolescente em conflito com a Lei e o debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários. IPEA, Brasília, junho de 2015.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos