A COMPOSIÇÃO DE CAPAS DE REVISTA SOBRE MAIORIDADE PENAL
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v6i1.41330Palavras-chave:
Maioridade Penal, Medidas Socioeducativas, Técnicas de Composição Visual.Resumo
Este artigo apresenta uma análise de técnicas de composição visual utilizadas em três capas de revisas publicadas no ano de 2015 sobre a redução da maioridade penal no Brasil. Para efeitos de análise são utilizados metodologicamente os princípios elencados por Dondis (1997), considerando-se principalmente a cor e os níveis representacional, abstrato e simbólico da composição das capas das revistas. Para contextualizar o assunto é apresentado um breve histórico das propostas de redução de maioridade penal e uma sucinta explanação sobre as medidas socioeducativas. Após as análises realizadas é possível chegar à conclusão que cada revista manteve um posicionamento em relação ao tema.
Referências
DIAS, Anelise Schütz. Idade penal no jornalismo de referência: os sentidos centrais na cobertura do debate sobre redução da maioridade penal. Galaxia(São Paulo, online), ISSN 1982-2553, n. 34, jan-abr., 2017, p. 137-148.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Paulo: Clara Luz, 2007.
MAGALHÃES, Célia. Org. Olhares em análise de discurso crítica. Brasília: www.cepadic.com, 2009.
ROLIM, Marcos. A síndrome da Rainha Vermelha:policiamento e segurança pública noSéculo XXI. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.; Oxford, Inglaterra:Universityof Oxford, Centre for BrazilianStudies, 2006.
SILVA, Enid Rocha Andrade; OLIVEIRA, Raissa Menezes de. Nota Técnica nº 20. OAdolescente em conflito com a Lei e o debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários. IPEA, Brasília, junho de 2015.