CORPO DA CIDADE E DO DEFICIENTE/DA DEFICIÊNCIA: SENTIDOS DITADOS PELA FALTA

Autores

  • PATRÍCIA APARECIDA SILVA UNEMAT
  • OLIMPIA MALUF SOUZA UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i2.41789

Palavras-chave:

Corpo. Cidade. Deficiente. Plano Diretor de Desenvolvimento (PDD)

Resumo

Para pensarmos na corporeidade da cidade e, consequentemente, na do deficiente/da deficiência trazemos o Plano Diretor da cidade de Cáceres-MT e o que essa lei dita, a partir do que dispõe as normas técnicas (ABNT), para essa parte da população. Contudo, o fazemos pelo viés da Psicanálise, pois, conforme a epígrafe de Orlandi, o corpo/a corporeidade, defendido pela autora carrega, um traço fortemente político, marcado pelo ideológico, no qual o inconsciente é a via de manifestação da ideologia. Esses documentos, que representam a Lei e a Cultura, dispõem sobre aquilo que (não) pode e que (não) deve ser colocado como política pública de inclusão da deficiência/do deficiente, assim, são materialidades que estão investidas de sentido que não se circunscrevem apenas às demandas das administrações municipal, estadual ou federal, mas que falam por uma voz sem nome, por uma voz que impõe sem ditar, por uma voz que, segundo Lacan (1998), esconde aquilo que falta no lugar, por uma voz que, ao dizer de um dado modo, faz funcionar o seu reverso, uma voz que, investida pelo real, está sempre e de qualquer modo em seu lugar, visto que leva “colado na sola”, aquilo de que não se pode exilar.

Biografia do Autor

PATRÍCIA APARECIDA SILVA, UNEMAT

LINGUAGEM -LETRAS

OLIMPIA MALUF SOUZA, UNEMAT

LINGUAGEM -LETRAS

Referências

ARAÚJO, Antônio Carlos C. “Conceito de gozo”. In Cogito, vol.7 Salvador, BA 2006, p. 9-11. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-94792006000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 20 jun. 2020.

AZEVEDO, Aline Fernandes de (Org.). Sujeito, Corpo, Sentidos. Curitiba, PR: Appris, 2012.

BALDINI, Lauro José Siqueira. “Cidade e Sujeito na Rede”. In: ORLANDI, Eni P. Discurso, espaço, memória: Caminhos da identidade no Sul de Minas. Campinas, SP: Editora RG, 2011, p. 57-68.

BALDINI, Lauro J. S e SOUZA, Levi Leonel de. “Os sentidos tomando corpo”. In: AZEVEDO, Aline Fernandes de. Sujeito, corpo, sentidos. Curitiba: Appris, 2012, p. 69-88.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

LACAN, Jacques. “O Discurso de Baltimore”. In: Lacan oral. Argentina: Xavier Bóveda Ediciones, 1983.

LACAN, Jacques. Escritos. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 1998.

______. Seminário: livro 18: de um discurso que não fosse semblante. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 2009.

LAURENT, Éric. “Cidades analíticas”. In: A sociedade do sintoma – a psicanálise, hoje. Rio de Janeiro, RJ: Contra Capa Livraria Ltda, 2007.

MALUF-SOUZA, Olimpia. Vozes urbanas: gestos de pertencimento nos espaços simbólicos da cidade. Campinas, SP: DL/IEL/UNICAMP, 2004.

______. “Calçadas: tramas que materializam desejos inconscientes e políticos nas cidades”. In: Anais do VII SEAD (Seminário de Estudos em Análise do Discurso) [Recurso Eletrônico]. [Comissão Organizadora: Evandra Grigoletto e Fabiele Stockmans de Nardi]. Recife, PE, 2016. Disponível em: http://anaisdosead.com.br/7SEAD/SIMPOSIO07/OlimpiaMaluf-Souza.pdf. Acesso em 15 mai. 2020.

MARIANI, Bethania. O PCB e a imprensa. Os comunistas no imaginário dos jornais. (1922- 1989). Rio de Janeiro, RJ: Revan, 1998.

MARTINHO, José. Pessoa e a Psicanálise. Lisboa, Portugal: Almedina, 2002.

ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formação e circulação dos sentidos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001.

______. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009.

______. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido e Ideologia. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2012.

PÊCHEUX, Michel. “Delimitações, inversões, deslocamentos”. In Cadernos de Estudos Linguísticos. (Trad.) José Horta Nunes. Campinas, (19): 07-24, jul/dez., 1990.

______. “Discurso e ideologia”. In: Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Orlandi. 2 ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1988.

______. “Papel da memória”. In Papel da memória. ACHARD, Pierre. Tradução e introdução José Horta Nunes. 2 ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007.

PÊCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni Orlandi. 5. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO. Prefeitura Municipal de Cáceres-MT, 2010.

SOUZA, Andréia Garcia de. A inserção de alunos com deficiência em escolas regulares: processos de inclusão/exclusão. Trabalho de Conclusão de Curso. UNEMAT: Cáceres-MT, 2014.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos