ENTRE COMANDOS E MILÍCIAS: MEMÓRIA, ESQUECIMENTO E CENSURA NO JORNALISMO CARIOCA DOS ANOS 1980

Autores

  • Kleber Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i3.41972

Resumo

O artigo faz uma análise de discursos de uma série de reportagens publicadas no Jornal do Brasil entre os anos 1978-1981 e que marcam o advento da facção criminosa Comando Vermelho como personagem de noticias e acontecimentos ligados à violência urbana no Rio de Janeiro. Busca-se verificar, aqui, a hipótese de que tal acontecimento noticioso fez emergir novas interpretações a respeito das causas e soluções para o problema da violência, deslocando o foco prioritário do debate público das ações praticadas por grupos de extermínio e terroristas de extrema direita para os narcotraficantes. Articulando as categorias de memória discursiva, silêncio constitutivo e censura, o trabalho acompanha as condições de produção, nos jornais, da crença que atribuiria a emergência do Comando Vermelho a um quase fictício encontro entre presos políticos e criminosos comuns no presídio da Ilha Grande.

Biografia do Autor

Kleber Mendonça

É mestre em Linguística (2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e mestre em Filosofia (2019) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

AMORIM, C. Comando Vermelho: a história do crime organizado. São Paulo: Record, 1993.

ARGOLO, J. A direita explosiva. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política vol.1. São Paulo: Brasiliense, 1996.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

MARIANI, B. “Os primórdios da imprensa no Brasil”. In ORLANDI, E. (Org.) Discurso Fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993, p. 31-42.

MENDONÇA, K. A punição pela audiência: um estudo do Linha Direta. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, 2002.

MISSE, M. Malandros, marginais e vagabundos & a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: Iuperj, 1999.

ORLANDI, E. As formas do silêncio. Campinas: Ed. Unicamp, 1997.

___________. Língua e conhecimento linguístico. São Paulo: Cortez, 2002.

___________. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2009.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997.

PINHEIRO, P. “Polícia e crise política: o caso das polícias militares”. In PAOLI, M.; BENEVIDES. M.; PINHEIRO, P.; DA MATTA R. (Org.) A violência brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 57-92.

Downloads

Publicado

2021-03-02

Edição

Seção

Autores convidados