VIOLÊNCIA É DIVERTIDO? UMA ANÁLISE DE FATALITIES DO MORTAL KOMBAT
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i3.41973Resumo
Este artigo analisa o discurso lúdico violento sob a ótica da análise do discurso de linha francesa. A materialidade investigada é o jogo de vídeo Mortal Kombat. Trata-se de um dos primeiros jogos de luta a inserir o sangue, a tortura e o desmembramento de corpos na disputa. Por seus fatalities, o jogo permite uma reflexão sobre a relação entre diversão e violência. Inovações na computação gráfica e realidade em 3D produziram um ambiente cada vez mais realístico para a significação da violência. Para além do sangue em fatalities menos complexos, passou-se a uma sintaxe do desmembramento. Os corpos dos personagens são supliciados por socos, chutes, queimaduras, cortes de faca e por uma série de dispositivos de violência e tortura. A partir da análise de 17 (dezessete) fatalities de Liu Kang – de 1992 a 2019 – demonstramos como a violência especializou-se no discurso lúdico.Referências
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