VIDAS SUSPENSAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: OLHARES E DISCURSOS PLURAIS DA CRÓNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i2.42919

Palavras-chave:

Crise, Discurso da crónica, Pandemia, Reflexão, Ironia, Isabel Cristina Mateus

Resumo

A recente pandemia à escala global, que ainda testemunhamos incrédulos, desencadeou múltiplas reacções no atual espaço público. Nessa diversidade de pronunciamentos verbais, merecem destaque os ensaios e estudos de pensadores e sociólogos, mas também outros discursos verbais, no quadro geral da argumentação enquanto parte integrante da análise do discurso. Também no campo literário e cultural, entre outras formas discursivas, tem-se destacado um género multiforme, a crónica. Em Portugal como no Brasil, vários cronistas têm analisado este fenómeno sanitário e social da pandemia, nas suas várias dimensões, servindo-se de várias estratégias discursivas, desde a reflexão de índole ensaística, até às manifestações de humor e de ironia, conjugando assim um registo plural, ora sério e dramático, ora gracioso e cómico, mas sempre de natureza crítica. Neste contexto, propomos a análise crítica de um livro em particular, da autoria de Isabel Cristina Mateus, onde a crónica ora reflecte com seriedade sobre vários temas, ora dá lugar a um humor saudável.

Biografia do Autor

José Cândido de Oliveira Martins, Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa  (Braga) e membro integrado do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH). Membro da Direção da AIL – Associação Internacional de Lusitanistas; e Editor responsável da Plataforma 9 – Portal Cultural do Mundo de Língua Portuguesa

Além de artigos para revistas especializadas, publicou entre outras obras: Teoria da Paródia Surrealista, pref. de Vítor Aguiar e Silva (1995); Naufrágio de Sepúlveda. Texto e Intertexto (1997); Para uma Leitura da Poesia de Bocage (1999); Para uma Leitura da Poesia Neoclássica e Pré-Romântica (2000); Fidelino de Figueiredo e a Crítica da Teoria Literária Positivista, 2003; Viajar com António Feijó (2009); Alexandre Cabral (1917-1996) Dedicado Camilianista, 2018; Fotobiografia de António Feijó (2020); Viajar com Vasco Graça Moura (2020).

Ao nível da edição literária – com fixação do texto, introdução crítica e notas –, editou obras de Diogo Bernardes, António Feijó, Teófilo Carneiro e Camilo Castelo Branco.

Coordenou ainda diversos volume colectivos de livros e dossiês de revistas:  Novos Horizontes das Humanidades (2006); volume temático sobre Miguel Torga, Revista Portuguesa de Humanidades, 12-2 (2008);  Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco (2010); Estética e Ética em Sá de Miranda (2011); Pensar a Literatura no Séc. XXI (2011); Camões e os Contemporâneos (2012);  Maria Ondina Braga: (Re)leituras de uma Obra (2017); dossiê temático sobre o escritor Mário Cláudio, Revista do Centro de Estudos Portugueses (Univ. Fed. Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil), vol. 38, nº 59 (2018); dossiê  temático sobre “Literatura e Naufrágio”, Revista Límite (Univ. de Cáceres), vol. 12-2, 2019; Maria Ondina Braga: Viagens e Culturas em Diálogo (2019).

(Para outros dados, consultar CV abreviado em Academia.edu: https://ucp.academia.edu/C%C3%A2ndidoOliveiraMartins)

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Publicado

2021-09-29

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Artigos