O LUGAR DA PEDAGOGIA DISCURSIVA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO: APRENDER A ENSINAR AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v6i2.43024Palavras-chave:
pedagogia discursiva, desinformação, educação midiática, política brasileiratica,Resumo
O funcionamento das redes de desinformação tem impactado as relações pessoais e a política institucional no Brasil contemporâneo e suas estratégias não estão desvinculadas de aspectos linguístico-discursivos. Buscamos identificar as possíveis contribuições do dispositivo teórico conceitual da análise do discurso de orientação francesa para reduzir seus efeitos, sobretudo através da problematização do conceito de condições de produção. A redução da capacidade de interpretação metafórica dos enunciados e seus contextos históricos, bem como das diferentes filiações dos sujeitos em posicionamento político- ideológico tem contribuído para a fratura social no Brasil contemporâneo. A questão que se coloca é a necessidade de uma pedagogia discursiva como ferramenta de educação midiática para formação de leitores/produtores de conteúdo críticos na sociedade midiatizada.
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