O LUGAR DA PEDAGOGIA DISCURSIVA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO: APRENDER A ENSINAR AS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i2.43024

Palavras-chave:

pedagogia discursiva, desinformação, educação midiática, política brasileiratica,

Resumo

O funcionamento das redes de desinformação tem impactado as relações pessoais e a política institucional no Brasil contemporâneo e suas estratégias não estão desvinculadas de aspectos linguístico-discursivos. Buscamos identificar as possíveis contribuições do dispositivo teórico conceitual da análise do discurso de orientação francesa para reduzir seus efeitos, sobretudo através da problematização do conceito de condições de produção. A redução da capacidade de interpretação metafórica dos enunciados e seus contextos históricos, bem como das diferentes filiações dos sujeitos em posicionamento político- ideológico tem contribuído para a fratura social no Brasil contemporâneo. A questão que se coloca é a necessidade de uma pedagogia discursiva como ferramenta de educação midiática para formação de leitores/produtores de conteúdo críticos na sociedade midiatizada.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Varoni de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Letras

Professor do Departamento de Letras da Universidade Fedreal de São Carlos

Autor de "A voz que canta na voz que fala- Poética e Política na trajetória de Gilberto Gil" (Ateliê, 2015)

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Publicado

2021-09-29

Edição

Seção

Artigos