O PITCH, A MULTIMODALIDADE, A LINGUÍSTICA APLICADA E A ABORDAGEM CRÍTICA DOS LETRAMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i2.44723

Palavras-chave:

Pitch, Apresentação performática, Multimodalidade, Prática pedagógica, Empreendedorismo

Resumo

O texto descreve, em formato de relato de prática, o surgimento do interesse de estudo do pitch pelo viés da área da Linguística Aplicada, bem como a sua sistematização e reflexão de aplicação em uma prática pedagógica. O corpus é composto de vídeos do programa do Sebrae, o Elevator Pitch, disponibilizado pelo canal do YouTube, que estão divididos em três episódios. Por meio de ferramenta de análise multimodal (PAUWELS, 2012), foi possível compreender alguns dos motivos empresariais que permeiam a realização do pitch no ambiente de inovação, além de trazer exemplos da apresentação performática do gênero em seu contexto de uso. A análise também permitiu a realização de um diagnóstico do arcabouço teórico-prático do ensino e da aprendizagem do pitch no currículo de formação acadêmica, em uma disciplina de Empreendedorismo, baseando-se na perspectiva dos Multiletramentos (KALANTZIS, COPE; PINHEIRO, 2020) e na abordagem crítica dos Letramentos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Monteiro Maciel Golin, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna de doutorado do programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, da UNICAMP. Um DINTER entre a UFMS e a UNICAMP. Docente na UFMS/ Campus do Pantanal.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Artigos