VOOS NA SABEDORIA: O ENSINO DO PATXÔHÃ NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA KIJETXAWÊ ZABELÊ

Autores

  • Cristiane Maria de Oliveira Docente e pesquisadora Pataxó
  • Francisco Vanderlei Ferreira da Costa Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i2.46721

Palavras-chave:

língua Patxôhã, ensino de língua, política linguística, decolonial.

Resumo

As práticas pedagógicas são o tema central deste estudo. Práticas que são empreendidas por docentes e por outros agentes na comunidade Pataxó para o ensino da língua Patxôhã. Essa maneira de pratica docente, inovadora para os padrões ocidentais, é a metodologia escolhida por esse grupo indígena para trabalhar a revitalização/retomada de sua língua ancestral. E essa metodologia de ensino é uma política linguística própria e decolonial. Assim, a partir da experiência docente e de gestão em uma escola Pataxó, o texto procura explanar a política linguística construída por essa comunidade indígena para que a língua Patxôhã possa transpor os muros da escola e se tornar uma língua da comunidade. Os exemplos que são citados definem uma postura epistêmica autônoma e definitiva para que as propostas pedagógicas possam assumir uma postura étnica. Desta forma, os saberes e os posicionamentos do grupo quanto ao ensino de língua são os elementos centrais deste debate.

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Publicado

2021-08-31

Edição

Seção

Dossiês