DISCURSO, PODER E RESISTÊNCIA: UMA ANÁLISE DO CORPO TRANS FEMININO NA REVISTA TPM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i2.50437

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Michel Foucault, Sujeito, Poder, Transexualidade

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de constituição do sujeito trans feminino no discurso midiático, tomando por base os estudos discursivos foucaultianos, mais especificamente aqueles voltados à investigação dos modos de constituição do sujeito em meio às relações de poder-saber. Assim, para o desenvolvimento do estudo, parte-se de uma abordagem descritivo-interpretativa do corpus a partir do método arqueogenealógico foucaultiano. O corpus da pesquisa é composto por uma entrevista realizada com a professora Amara Moira presente na revista TPM - “Tripe Para Mulheres”, publicada no ano de 2017. Na análise da referida materialidade discursiva, observamos que o corpo trans sofre um constante processo de regulação, sendo inscrito principalmente no plano da objetificação e da fetichização, o que gera uma maior marginalização desses sujeitos. Em contrapartida, a análise da entrevista também revelou movimentos de resistência que têm contribuído para ressignificar o lugar do corpo trans na sociedade atual.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do Departamente de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras e Artes da UERN. Desenvolve pesquisas na dos estudos discursivos foucaultianos.

Nayara Nicoly Braga, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Letras com Habilitação em Língua Portuguesa do Departamente de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras e Artes da UERN

Francisco Vieira Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

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Publicado

2022-10-11

Edição

Seção

Artigos