O DISCURSO DE RESISTÊNCIA NAS MANIFESTAÇÕES DO “NI UNA MENOS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v7i2.53032

Palavras-chave:

Discurso de resistência, Ni una menos, Acontecimento Discursivo.

Resumo

O presente trabalho busca compreender como se produz o discurso de resistência na formação discursiva em que se filia o movimento Ni una menos, a partir dos princípios teórico-metodológicos da Análise de Discurso (AD) de vertente materialista. Para isso, foram definidos recortes discursivos que circulam durante as manifestações vinculadas ao Ni una menos, e por meio destes, buscamos compreender de que forma essas mulheres resistem à ideologia patriarcal atualmente, atentando-nos ao modo como os sentidos são produzidos através da linguagem e do corpo em protesto. Nessa perspectiva, recorremos à concepção de discurso elaborada por Michel Pêcheux, e ao conceito de imaginário desenvolvido por Orlandi, assim como de outros conceitos pertinentes à realização das análises. À vista disso, entendemos que a formação discursiva (FD) que configura o movimento aponta para uma FD feminista oriunda de um processo de Acontecimento Discursivo. Dessa forma, essa pesquisa oportunizou observar as possibilidades de produção de sentidos sob a ótica da Análise do Discurso, além de uma reflexão sobre a predominância de sentidos produzidos por uma classe dominante.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Docente Associada do curso de Letras e do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Bagé. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em estudos da Linguagem pela mesma insituição na linha de pesquisa Teorias do Texto e do Discurso. É líder do grupo de pesquisa Estudos Pêcheuxtianos e participa do grupo Análise do Discurso: conceitos em movimento. É tutora do Programa de Educação Tutorial - PET - Letras, financiado pelo FNDE.

Larissa do Prado Martins, Universidade Federal do Pampa

Mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino. Licenciada em Letras-Português e Literatura de Língua Portuguesa. Bolsista egressa do Programa de Educação Tutorial - PET - Letras, financiado pelo FNDE.

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Publicado

2022-10-11

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Artigos